Revista de Imprensa
FC Porto a fugir, Sporting na Europa e Benfica a proibir
2018-02-22 09:05:00
O FC Porto disparou na liderança. O Sporting discute a continuidade na Europa e o Benfica com boas notícias do tribunal

O FC Porto está em posição favorável para conquistar um título que lhe foge há quatro temporadas. Os dragões resolveram um problema que tinha 37 dias e conseguiram virar o resultado no Estádio Coimbra da Mota (3-1). À entrada para o último terço do campeonato, o FC Porto vê os dois rivais de Lisboa a cinco pontos de distância e vai receber os leões, no Estádio do Dragão, dentro de duas jornadas.

A entrada forte e determinada da equipa de Sérgio Conceição levou tudo à frente. Foi “a abrir na A5” que os dragões entraram no vale da Amoreira conseguindo levar de vencido uma equipa do Estoril apática e muito macia, como, aliás, fez questão de referir Ivo Vieira, o treinador dos canarinhos: “Dava dó ver o Estoril em campo”, afirmou o técnico depois da partida.

Se é verdade que os comandados de Sérgio Conceição entraram com tudo e só com um objetivo: chegar à baliza adversária o mais rápido possível (leia a crónica do jornalista Fernando Gamito), também é verdade que o início da cambalhota no marcador ficou marcado por um lance polémico. Soares está fora de jogo e faz-se ao lance influindo na decisão do guarda-redes do Estoril na abordagem à bola. “Soares, em fora de jogo, tem impacto no lance. Golo irregular”, diz Duarte Gomes, na “A’Bola”.

A vitória valeu aos dragões a fuga na liderança do campeonato. O FC Porto saiu “disparado” do Estoril e tem agora mais cinco pontos do que Benfica e Sporting no topo da Primeira Liga. No final da partida, Sérgio Conceição fez questão, no entanto, de lembrar que “será uma luta até ao fim”, não querendo, para já, colocar os rivais fora da luta pelo título.

Mas nem só de FC Porto se faz esta quinta-feira. Há também Sporting. Os leões têm mais um duelo com o FC Astana a contar para a segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa. O Sporting traz uma vantagem de 3-1 do Cazaquistão e espera-se que Jorge Jesus faça a gestão da equipa a pensar nos próximos jogos, isto, sem pôr em causa a capacidade da equipa, já que na antevisão à partida, o treinador dos leões reafirmou “sonhar com a final” da competição.

O calendário do Sporting tem sido apertado e o “Record” destaca o facto de os leões terem treinado apenas 12 vezes nos últimos 30 dias depois de Jorge Jesus ter dito que “a equipa só fez banhos e massagens” depois do jogo em Tondela. O Sporting-FC Astana tem início marcado para as 18h, com transmissão na SIC. Pode acompanhar o jogo, ao minuto, no Match Centre Bancada.

Ainda sobre a Liga Europa, mas com missão quase impossível surge o SC Braga. Depois de uma derrota por 3-0 na deslocação a França, a equipa de Abel Ferreira precisa de uma “noite mágica e épica”, como, aliás, afirmou o treinador bracarense. O encontro entre os guerreiros do Minho e o Olympique Marselha está marcado para as 20h05 e terá transmissão na Sporttv1.  Pode acompanhar o jogo, ao minuto, no Match Centre Bancada.

No Benfica, o destaque desta quinta-feira surge de uma notícia extra-futebol. Os encarnados viram revogada a sentença do Tribunal Cível do Porto e os dragões estão agora “proibidos de divulgarem emails”.

Pode ler ainda, no Bancada, a história de Rúben Semedo, que vai estar hoje perante o juiz para se defender das últimas acusações que acabaram com a detenção do antigo jogador do Sporting, agora em Espanha, a atuar no Villarreal CF.

Saiba ainda o que que se passa como o outro Semedo, também em Espanha, ma na Catalunha. Nélson Semedo tem perdido espaço na equipa do FC Barcelona e o Bancada foi tentar perceber o que se passa com o antigo jogador do Benfica.

E para terminar os destaques desta quinta-feira mostramos-lhe o trabalho do jornalista Luís Santos Castelo que foi ver quais são as equipas que apenas ganham títulos na PlayStation.