Revista de Imprensa
Erro, traição… e o mesmo vilão de outrora
2018-10-26 09:20:00
Os principais temas que marcam a atualidade futebolística na manhã desta sexta-feira.

Coates volta a estar nas bocas do mundo e não pelos melhores motivos. O Sporting perdeu por 1-0 com o Arsenal, na quinta-feira, em jogo para a Liga Europa, e o golo dos ingleses surgiu com base num erro do central leonino, que não só falhou o corte, como também legalizou o tento dos gunners, que fez com que a equipa portuguesa saísse do duelo de ontem sem qualquer ponto. De recordar que Coates já tinha estado sob brasas após um desaire do conjunto leonino diante do Atlético Madrid, para a Liga Europa, na época passada. É precisamente o internacional uruguaio que está em destaque na maioria das manchetes das principais publicações desportivas nacionais, nesta sexta-feira, dia em que se começa a mudar o ‘chip’ europeu para o da Primeira Liga.

Primeiro que tudo, leia aqui a crónica no Bancada do desaire do Sporting na noite de ontem, jogo no qual o jornalista António José Oliveira viu um “erro colossal a fazer cair um herói e uma equipa”. Por falar nisso mesmo, O Jogo faz manchete com “Coates traiu Renan”, em alusão ao erro do central e à “grande exibição do guarda-redes” que foi chamado por José Peseiro à titularidade, numa decisão que surpreendeu tudo e todos. “Erro sai caro”, pode ler-se no jornal Record, enquanto A Bola optou pelo coletivo e considerou que foi “uma questão de Arsenal”, ou seja, a “gigantesca diferença de armas entre as equipas” que levou ao desfecho.

Agora, as reações. José Peseiro aproveitou para lançar críticas à exibição da equipa de arbitragem e abordou a justiça do resultado. Gudelj considerou que os leões estiveram melhores durante o primeiro tempo e Bruno Gaspar destacou a “infelicidade” no golo. Por seu turno, Renan focou-se em continuar a trabalhar para jogar. Já fora do jogo da Liga Europa, mas ainda relativo ao Sporting, o ex-presidente Bruno de Carvalho voltou a comentar o tema do ataque à Academia de Alcochete e confirmou ainda ter enviado mensagens a André Geraldes nas quais criticou o plantel leonino, na temporada passada.

Não há muitas novidades na atualidade de FC Porto e Benfica, ainda na ressaca dos compromissos europeus. No reino do Dragão, Felipe fez questão de frisar que o plantel está consciente de que ainda precisa de melhorar em muito no decorrer da época. Na Luz, é da baliza que se fala, com A Bola e O Jogo a darem conta do interesse que Vlachodimos está a fazer crescer na Europa do futebol, com a Alemanha na linha da frente. O Record, por seu turno, avança que Svilar é para renovar e emprestar para ganhar minutos.

Vamos, então, ao futebol gourmet que se escreveu no Bancada no dia de ontem. Na Opinião, o Fernando Gamito abordou a queda do Benfica na Europa e apontou culpas a Rui Vitória. Por falar nas águias, há um ex-Benfica que tem encatado no Brasil: Gabriel Barbosa está em altas e “voltou a ser Gabigol”. Outro jogador em grande destaque neste começo de temporada é Witsel, médio belga que foi “resgatado” pelo Borussia Dortmund ao esquecimento a que estava rogado no futebol chinês. Este fim de semana há um clássico espanhol e será o primeiro, em mais de dez anos, no qual não irão participar nem Messi, nem Cristiano Ronaldo.

Não se vá já embora, pois esta sexta-feira é dia de dérbi minhoto no campeonato português. O Vitória de Guimarães recebe o SC Braga, a partir das 21h15, no Estádio D. Afonso Henriques e já houve antevisão de ambas as partes. Do lado vimaranense, Luís Castro recordou comparações com o encontro da época passada, na qual o Vitória foi goleado por 5-0 pelo principal rival. Nos bracarenses, Abel Ferreira deu a receita para o jogo, ao falar de “lutar do primeiro ao último segundo para vencer”.