Revista de Imprensa
Pensa bem, Bruno. E olha para o Gelson, já agora...
2018-05-19 09:30:00
O Luís Catarino escreveu à sexta-feira, como habitualmente, e, desta vez, analisou a convocatória de Fernando Santos.

Bruno de Carvalho no banco. Bruno de Carvalho na tribuna. Bruno de Carvalho na bancada. Trata-se de um dilema que já deixou de ser hamletiano. O "ir ou não ir, eis a questão", parece não ser um problema, a avaliar pelo que diz a imprensa desportiva. O problema é, sim, para que sítio do Jamor Bruno de Carvalho deve ir. Aqui entre nós, que ninguém nos ouve, parece evidente que a tribuna será a opção mais sensata. Estar no banco - olhando para a relação atual com os jogadores e treinador -, parece roçar o absurdo. Ir para a bancada - olhando para a relação atual com os adeptos -, parece roçar o provocador. Para domingo, dizemos nós, a chave, para Bruno de Carvalho, deve ser tentar passar o mais despercebido possível. O jornal "A Bola" titula, em manchete, "Bruno no banco? Não!", dando voz à vontade dos jogadores, enquanto o "Record" garante que o presidente vai ao Jamor, ainda que não saiba para onde. 

Olhemos para a situação do Sporting em três prismas. Primeiro, o desportivo: domingo vai mesmo haver Taça. Os jogadores não têm treinado em grupo, na Academia, mas a preparação física não tem ficado de parte. E treinarão no sábado, no Jamor. Em segundo, o económico: as ações do Sporting recuperaram da queda e, noutro âmbito, a SAD apresentou lucro. Em terceiro, o diretivo: Houve mais uma demissão de um dirigente e Jaime Marta Soares voltou a apelar à demissão do presidente. José Couceiro, para já, exclui uma candidatura. Já agora, vai um quarto ângulo: o do futuro de Jesus. João Cancelo falou disso, já depois de o Sérgio Cavaleiro ter analisado as culpas do técnico na má temporada leonina.

Permita-nos: afinal, ainda vai um quinto ângulo: aquele que noticia que Gelson Martins está na mira do Benfica. Segundo o "Correio da Manhã", os encarnados querem aproveitar uma eventual rescisão do internacional português.

Vamos à bola. No Bancada, apresentámo-lo Ailton, reforço do SC Braga, um homem que, um dia, precisou de uma conversa. O Luís Catarino escreveu à sexta-feira, como habitualmente, e, desta vez, analisou a convocatória de Fernando Santos. Nós também a analisámos, mas olhando para as origens dos jogadores. A propósito, já viu o nosso onze-ideal de ausentes? Se calhar daria para uma gracinha na Rússia...

O mercado já mexe. Não se perca. O Benfica apresentou um novo guarda-redes. Chama-se Odysseas Vlachodimos. Todos o tratam pelo apelido, mas, em Portugal, o guarda-redes alemão diz querer ser tratado por Odysseas. Algo nos diz que não será bem assim, mas cá estaremos para ver. Até Bebé, um dia, era Tiago na camisola e... continuou Bebé. Uma coisa é certa: Odysseas (vês, rapaz, estamos a cumprir a tua vontade!) é um guarda-redes que vem com alguma reputação, mas não é uma "truta". Depois dos problemas que existiram em ter dois guarda-redes de nível aparentemente semelhante (Varela e Svilar), o Benfica pode atacar 2018/19 com três guarda-redes de nível semelhante. É difícil dizer quem parte na frente.

Ainda nos encarnados, já chegou Ebuehi, lateral nigeriano. Ainda não foi apresentado oficialmente, mas o Gomes Ferreira já o apresentou.

No FC Porto, os três jornais desportivos garantem que Ricardo Pereira será jogador do Leicester ainda antes de começar o Mundial 2018. 28,5 milhões de euros, fala-se. Já Maxi Pereira diz que tem convite para ficar, mas que vai pensar. Pinto da Costa disse que vai tentar ficar com todos os jogadores que Sérgio Conceição quer. Com Maxi até é provável que consiga, com Ricardo é que parece difícil.

Sobre os dragões, não deixa de ser estranho que se faça uma venda de um mundialista antes do Mundial, mas uma cois aé certa: Ricardo deverá ser suplente de Cédric, pelo que o Mundial não será, necessariamente, uma fonte de valorização. Por outro lado, e acima disto, há um "pequeno" pormenor: Ricardo é bom - muito bom, mesmo -, mas 28,5 milhões é um negócio dos diabos. Levem o homem ao aeroporto. Para concluir: que nos perdoe o Leicester, mas, para Ricardo, o clube inglês talvez saiba a pouco.

Ainda por cá, destaque para a renovação de Abel Ferreira, em Braga, e para a contratação de Miguel Rodrigues, em Vila do Conde. E dê um olhinho na lista de Rui Jorge para os sub-21.

Vocês, aqui?

Lá fora, voltou a haver Parma! E vai com ponto de exclamação e tudo. Um clube que fez coisas feias, pagou por elas e está de regresso à Liga Italiana. Entretanto, Buffon assumiu que vai deixar a Juventus, mas deixou no ar a possibilidade de continuar a jogar. Parma de regresso? Buffon livre? Mas tu queres ver...

Não podemos deixar passar em branco que Carlos Carvalhal vai deixar o Swansea - um desfecho esperado - e que João Pinheiro, árbitro português, vai ser VAR no Catar.