Revista de Imprensa
Chegou a hora da seleção e de explicar o recuo de Acuña
2018-06-15 09:35:00
Assim se fazem os destaques da imprensa desportiva desta sexta-feira

É hoje que a Seleção Nacional vai realmente testar o seu estatuto de Campeã da Europa, trazido de França há dois anos, frente à congénere espanhola É difícil acreditar numa Espanha fragilizada, mesmo depois do abalo no quartel-general da Roja depois da saída de Julen Lopetegui, e por isso mesmo é de esperar um jogo complicadíssimo para a rapaziada de Fernando Santos. Mas o dia não se faz só de seleção. A crise do Sporting continua na ordem do dia, mas as notícias que vieram a lume durante a noite de quinta-feira - o facto de Acuña recuar na decisão de rescindir alegando justa causa - podem significar muita coisa. Não esquecer que o argentino foi um dos principais visados no ataque da Academia de Alcochete.

Ora bem. “Chegou a hora de ganhar”, escreve o “Record” em manchete neste dia de estreia da seleção portuguesa no Campeonato do Mundo da Rússia (19h em Portugal). O adversário é a sempre temível seleção espanhola e nem mesmo os acontecimentos que estiveram na base do despedimento de Julen Lopetegui significam uma menor preocupação para a seleção de Fernando Santos que recusou entregar o ouro ao bandido, leia-se revelar o onze inicial durante a conferência de imprensa de quarta-feira.

No Bancada as histórias são outras. Conheça mais sobre José Gomes, o novo treinador do Rio Ave. O Bancada falou com que conhece bem o treinador e o homem que um dia foi desejado por Manuel Vilarinho para ir para o Benfica - e foi mesmo.

E como estamos todos em modo Mundial, o Bancada decidiu preparar um guia completo com todas as seleções, jogadores a acompanhar e muitas histórias curiosas. Lembra-se do sueco Tomas Brolin que encantou no USA’94? Ou da seleção belga que tomou de assalto o Mundial do México em 86. Pois bem, estas e outras histórias, aqui, no Bancada.

Já “O’Jogo” reflete sobre as possíveis dúvidas de Fernando Santos na construção do onze inicial. O diário desportivo escreve que uma das posições do meio-campo será discutida entre João Mário e Adrien.

Mas isto é o que se passa na Rússia. Por cá a conversa é outra. O Sporting continua numa luta nunca antes vista. Nove jogadores do plantel rescindiram com justa causa, só ontem foram três: Rodrigo Battaglia, Rafael Leão e Rúben Ribeiro. Mas a grande notícia para os responsáveis do clube de Alvalade pode ter surgido já ao fim do dia quando o empresário de Acuña garantiu que o médio argentino não iria avançar para a rescisão unilateral com o Sporting.

E a questão impõe-se: mas não foi Acuña um dos principais visados no ataque de Alcochete? Aliás, o argentino foi um dos catalisadores da reação - não justificada -  dos adeptos do leoninos após o jogo com o Marítimo, na Madeira. O facto de Acuña recuar na sua decisão em abandonar o Sporting, como afirmou o seu empresário, Pablo del Rio, é no mínimo estranha e dá espaço a especulação.

Ora bem. De resto, as coisas não correram bem a Bruno de Carvalho, segundo os títulos desta sexta-feira. “A’Bola” diz mesmo que “Bruno perde em toda a linha” e justifica com a decisão do Tribunal que “declara ilegal Comissão Transitória da MAG e suspende assembleias marcadas pelo CD”. “O’Jogo” lembra os “duzentos milhões a voar” que o Sporting terá perdido com as rescisões dos nove jogadores.

Mas há mais temas em discussão em Alvalade, por exemplo a questão do treinador que irá substituir Jorge Jesus. O “Record” escreve, na primeira página que Mihajlovic está “na lista” para ser o próximo homem do leme no Sporting.

O Benfica, por sua vez, vai arrumando a casa, sempre com um olho no que se vai passado na do vizinho da Segunda Circular. “A’Bola” avança que os encarnados estão “na pista de Rafael Leão”, um dos jogadores que rescindiu com o Sporting. O “Record” informa que Lema é reforço dos encarnados e que o guarda-redes do Estoril-Praia Renan está apenas à espera das saídas. Já “O’Jogo” confirma a contratação de Lema e acrescenta o interesse das águias em Roger Guedes.

No FC Porto fala-se das chegadas de Mbemba - é “rápido e passa bem” diz Steven Defour - e de Janko, que vai custar três milhões de euros aos cofres portistas. Em sentido contrário, a imprensa desportiva desta sexta-feira avança com o interesse do Paris Saint-Germain em Alex Telles.