Revista de Imprensa
Adeus à "troika" no Dragão, reforços à vista na Luz e saída de Patrício impedida
2018-06-01 09:30:00
Todos os destaques da imprensa desportiva desta sexta-feira

A "troika" foi despedida pelo FC Porto. Quem o garante é o jornal 'O Jogo', que refere que o "cumprimento do acordo com a UEFA está assegurado para 2018/19 e tem fim marcado para daqui a um ano". Os dragões estiveram muito condicionados nas contratações no último ano devido ao fair-play financeiro, mas essa situação estará prestes a terminar. A publicação assegura que jogadores como Quintero, Suk e Layún podem render quatro, dois e seis milhões de euros, respetivamente, e que as receitas vão crescer 50% na próxima época, o que vai permitir alguma folga para investir. Vale a pena relembrar que Ricardo Pereira já foi vendido ao Leicester City por 20 milhões de euros e que Diogo Dalot tem sido dado como certo no Manchester United por valores semelhantes. O 'Record' reforça mesmo a saída deste último a troco de 22,5 milhões de euros a pronto.

Ainda no FC Porto, 'A Bola' informa que Michel Machado interessa ao FC Porto. Com 28 anos, o brasileiro está em final de contrato com a UD Las Palmas e joga na posição de lateral-direito, zona onde os dragões já perderam um jogador e importante e podem vir a perder outro. Para além da UD Las Palmas, Michel Machado representou o Flamengo (formação), a UD Almería e o Atlético Mineiro.

Mais a sul, no Benfica, há reforços à vista. O grande destaque da edição desta sexta-feira do jornal 'A Bola' aponta nesse sentido: "Benfica negoceia Guilavogui". O médio francês de 27 anos "já esteve na Luz e no Seixal" e "é desejo antigo das águias". Com contrato com o VfL Wolfsburgo, clube que representa desde 2014, Guilavogui pode ver a transferência dificultada pelo "salário elevado". Na mesma primeira página, 'A Bola' diz que Facundo Ferreyra, avançado do Shakhtar Donetsk de Paulo Fonseca, está "mais perto" e que o "empresário do argentino esteve em Lisboa e o acordo ficou próximo". Este nome não é estranho aos adeptos encarnados, visto que esta está longe de ser a primeira vez que se associa o jogador de 27 anos à Luz.

Continuando de encarnado, falemos de Nicolás Castillo. O ponta-de-lança chileno já esteve em Lisboa e até já se vestiu à Benfica, mas o negócio parece ter-se complicado e, diz o 'Record', está "em risco". Há pouco mais de uma semana, Sérgio Cavaleiro explicou-lhe quem é o jogador de 25 anos que foi expulso no recente jogo de preparação entre as seleções de Chile e Roménia. Já as declarações de Paulo Gonçalves, assessor da SAD benfiquista implicado na reportagem da 'SIC' sobre alegados aliciamentos a jogadores do Marítimo para perderem com o Benfica, estão na primeira página do jornal 'O Jogo': "Encapuzados não são credíveis", disse Gonçalves, que vai fazer uma queixa-crime contra a estação de Carnaxide.

Do outro lado da Segunda Circular, a maior novidade envolve Rui Patrício. O guarda-redes da Seleção Nacional esteve em vias de assinar pela SSC Nápoles - informação confirmada por Augusto Inácio, diretor geral para o futebol do Sporting -, mas foi mesmo o Wolverhampton WFC quem chegou a acordo com o clube leonino para a contratação do guardião, assegura o 'Record'. O jornal explicou que, contudo, "Bruno [de Carvalho] impediu saída de Patrício" devido a "exigências de última hora que comprometeram transferência acertada por 18 milhões de euros". O 'Record' diz que Rui Patrício, que viu a sua história ser contada no Bancada, "volta a ponderar a rescisão e pode ser seguido por outros".

Quem já saiu há algum tempo foi Schelotto, ala direito que seguiu para o Brighton & Hove Albion no iníio de 2017/18. Agora, em declarações a 'O Jogo', o italo-argentino revelou que falou com os ex-colegas sobre a invasão e as agressões a jogadores, treinadores e staff na Academia de Alcochete e deixou no ar a possibilidade de alguns pensarem em abandonar Alvalade. A mesma publicação informa que o Olympique Lyon está na corrida por João Palhinha e que o Betis "quer levar" Rodrigo Battaglia.

A situação dos órgãos sociais do Sporting continua em grande foco e já é conhecida a comissão de fiscalização nomeada por Jaime Marta Soares para exercer funções no Conselho Fiscal e Disciplinar (CFD). No entanto, o Conselho Diretivo (CD) contrariou o presidente da Mesa da Assembleia Geral (MAG) e nomeou as próprias comissões para dirigirem a MAG e o CFD até se realizar uma Assembleia Geral (AG) para eleger novos membros para estes cargos. Por fim, e segundo 'A Bola', Bruno de Carvalho tentou renovar com Jorge Jesus, mas viu o seu desejo ser-lhe negado e os médicos demitiram-se em bloco ('Record').

Lá fora, a saída de Zidane do Real Madrid surpreendeu tudo e todos e o 'Record' garante que Cristiano Ronaldo está "destroçado com o abandono" do técnico gaulês. Marco Silva, o treinador que falha objetivos e continua a subir na carreira, assinou pelo Everton e vai continuar na Liga Inglesa. Regressando a Portugal, o Santa Clara anunciou que João Henriques, técnico que desceu de divisão com o FC Paços de Ferreira, vai dirigir a equipa na Primeira Liga.