Revista de Imprensa
A vitória do Benfica, Rúben Ribeiro e as recuperações de Marega e Brahimi
2018-01-14 09:00:00
O Bancada dá-lhe a conhecer o que se fala nas primeiras páginas dos jornais desportivos

O Benfica ganhou ao SC Braga por 3-1, no Minho, em jogo referente à 18ª jornada da Liga. Sendo o 'jogo grande' da atual ronda, seria de esperar que ocupasse grande parte das primeiras páginas dos jornais especializados em desporto do nosso país e as expetativas não foram defraudadas.

Comecemos pelo Benfica e pelo jornal 'A Bola'. "Categoria", pode ler-se na primeira página em referência à vitória do Benfica em Braga. Para a publicação, o que se viu na Pedreira foi "um grande jogo de futebol" e foi ainda realçado que "os encarnados igualam provisoriamente o Sporting no segundo lugar no arranque da segunda volta". O 'Record' utilizou a palavra "enormes" e assegura: "águias passam teste do minho com distinção". No jornal 'O Jogo' o maior destaque vai para o remate de Jiménez que acabou com o jogo já nos instantes finais. O mexicano respondeu ao cruzamento de Cervi com um forte remate e a publicação não se esqueceu desse momento. "Resolvido à bomba", escreveu 'O Jogo'.

A satisfação de Rui Vitória foi expressada nas primeiras páginas com as frases "ganhámos uma bela equipa" ('Record') e "temos muito valor, sabemos o que queremos", ambas expressadas por Rui Vitória depois da partida. Já em relação a Abel Ferreira, 'O Jogo' destacou a confiança de Abel na equipa, enquanto as restantes duas publicações escolheram frases em que o treinador bracarense elogiou o Benfica.

Sobre o Sporting, os três jornais destacaram o mesmo assunto: Rúben Ribeiro. O mais recente jogador do clube de Alvalade está convocado para a partida da noite deste domingo, contra o CD Aves (20h15) e Jorge Jesus admitiu que o antigo extremo do Rio Ave está apto para ir a jogo. "Rúben Ribeiro é para ontem", afirmou o treinador dos leões em conferência de imprensa, numa frase utilizada por 'Record' e 'O Jogo' nas respetivas primeiras páginas. O 'Record' refere ainda que Mathieu, que esteve de fora por lesão, está de regresso aos eleitos.

Relativamente a rumores de mercado, o mesmo 'Record' escreve que Gelson Martins é "inegociável em janeiro" e 'O Jogo' diz que Gilberto, avançado brasileiro que terminou contrato com o São Paulo FC, está "na mira dos leões".

Finalmente, o FC Porto. E o assunto mais importante dos azuis e brancos é o mesmo para os três jornais: a situação de Marega e Brahimi, que realizaram treinos de recuperação depois do jogo com o Moreirense. Para 'A Bola' e o 'Record', ambos estão a 100% e serão chamados a jogo por Sérgio Conceição para a partida contra o Estoril Praia que se vai realizar esta segunda-feira. 'O Jogo', por outro lado, explica que os dois africanos devem ser testados hoje e ainda falou de rumores de mercado. De acordo com o jornal, o FC Porto não quer deixar sair Layún, apesar dos pretendentes Betis e Deportivo Alavés, da Liga Espanhola.

Outro tema com destaque nas primeiras páginas dos diários desportivos é a crise no Real Madrid, que perdeu em casa com o Villarreal CF por 1-0 e arrisca-se a ficar a 19 pontos do líder FC Barcelona. "Real crise" ('A Bola') e "CR7 afunda-se" ('Record') foram alguns dos títulos escolhidos.

Nos jornais generalistas, o desporto foi remetido para segundo plano nas primeiras páginas depois das eleições diretas do PSD e da explosão que fez oito mortos e dezenas de feridos em Tondela. Ainda assim, foi guardado um espaço para noticiar o triunfo do Benfica no Estádio Municipal de Braga.