Revista de Imprensa
A guerra do trono está para durar: fórmula J e um trauma que durou dois minutos
2018-03-18 09:30:00
FC Porto e Benfica venceram os respetivos jogos, hoje é a vez do Sporting entrar em ação

Está quentinha a luta pelo título e para durar. FC Porto e Benfica entraram ontem em ação e marcaram posição. Venceram pelo mesmo resultado (2-0) e mantêm dois pontos de distância entre eles, em jogos com polémica e marcados por golos rápidos. Jiménez marcou 29 segundos após ter entrado e Felipe apontou o primeiro golo portista logo ao minuto dois. O mexicano saltou do banco e resolveu com um golo e uma assistência para Rafa; no dérbi da Invicta o defesa brasileiro abriu cedo o caminho ao líder e Herrera descansou a equipa após brinde de Vagner. No Bancada, Luís Santos Castelo analisou o triunfo do FC Porto, que segue seguro no comando.

No Dragão, o árbitro Manuel Oliveira teve de recorrer por duas vezes à consulta do VAR, anulando as primeiras decisões de expulsar um jogador do Boavista e um golo ao FC Porto. Este último, foi mesmo insólito: um penálti anulado a Sérgio Oliveira por escorregar e tocar duas vezes na bola.
No jogo falado, Pinto da Costa e Sérgio Conceição ironizaram com as decisões do VAR, corretas, reportando a outro jogo. "Este VAR [Bruno Esteves] esteve menos atento nas Aves", disse o técnico portista. "VAR foi o mesmo que nas Aves não viu um penálti do tamanho da Torre dos Clérigos", afirmou o presidente do FC Porto. Sérgio Conceição falou ainda da importância que era vencer depois da derrota em Paços de Ferreira, um "trauma" que, como destaca "O Jogo" "durou dois minutos". "Não estamos habituados a perder". "Sabíamos que era importante não perder". Jorge Simão falou num penálti "flagrante" sobre Yusupha que não foi assinalado.

Minutos antes de começar o dérbi no Dragão, o Benfica chegava à lierança provisória do campeonato, com um triunfo em Santa Maria da Feira. A fórmula Jiménez, como titula a "A Bola", valeu os três pontos aos encarnados. Rui Vitória teve de recorrer ao banco para 'regatear' o triunfo na Feira. O mexicano voltou a provar que é uma mais-valia entrando quando as coisas estão a ser difíceis e resolveu o jogo com um golo e uma assistência. No Bancada, Fernando Gamito viu o jogo e fez a análise de uma vitória "convicente e fantástica", segundo as palavras do treinador Rui Vitória. Do lado do Feirense, Nuno Manta Santos lamentou a expulsão de Tiago Silva, aos 41 minutos. "Expulsão condicionou a entrada na 2ª parte. Acabámos por ter de correr mais". Um jogo que ficou manchado pelo arrebentamento de um petardo no relvado ao lado do guarda-redes Caio Seco e Jonas foi alvo de chuva de objetos.

Hoje entra em ação o Sporting. Os leões recebem o Rio Ave e só a vitória interessa sob pena de descolarem de vez de FC Porto e Benfica. A conferência de imprensa de Jorge Jesus de lançamento ao jogo ficou marcada pelas críticas do treinador leonino à FIFA. Jesus queria só jogar amanhã, devido à sobrecarga de jogos da equipa que ainda na quinta-feira foi obrigada a um prolongamento na República Checa, referindo que "quem paga aos jogadores são os clubes,e não as seleções". Bruno César, a contas com uma entorse no joelho direito, é baixa certa para o jogo de hoje e o lote de convocados vai ser alargado para precaver o cansaço de alguns jogadores. A Bola avança que Mathieu e Coentrão deverão ir a jogo com o Rio Ave, partida que deverá assinalar o regresso ao banco de Bruno de Carvalho, depois do castigo do "caso do túnel" lhe ter sido reduzido, de seis meses para um. De Espanha, chegou a reação de Diego Simeone ao sorteio da Liga Europa que colocou o Sporting no caminho do Atlético de Madrid.

No Bancada, pode ler ainda as crónicas do Tondela-Marítimo e do Estoril Praia - FC Paços de Ferreira. Mas há mais motivos de interesse: Sá Pinto conquistou a Taça da Bélgica pelo Standard de Liège; a Juventus escorregou e o SSC Nápoles pode reaproximar-se e Mourinho venceu Brighton e está nas meias finais da Taça de Inglaterra.

O nulo da Juventus com o SPAL é destaque na imprensa italiana: "Bianconeri demasiado lentos e quase sempre inofensivos. O domínio territorial não chega", escreve "La Gazzetta dello Sport", lembrando que o SSC Nápoles pode ficar a dois pontos. O jornal inglês Star Sport destaca a disputa entre Arsenal e Chelsea pela contratação do treinador espanhol Luis Enrique. Em Espanha,e já arredado do título, o Real Madrid já só pensa no durelo com a Juventus para a Liga dos Campeões. "Operação Turim", titula aquele diário, referindo que o jogo de hioje com o Girona marca o "começo do casting" para a partida da 1ª mão dos quartos de final da UEFA Champions League.