Prolongamento
"Vamos jogar na Luz e este gajo está aqui a falar-me da Casa dos Segredos"
2020-05-25 16:00:00
A palestra dada por Jorge Costa que levou a um triunfo sobre o Benfica de Jesus, Aimar e Saviola

Antigo jogador do Boavista, FC Porto e Académica, entre outros, Diogo Valente já deixou os palcos mediáticos há algumas épocas mas guarda episódios mais ou menos curiosos. Entre eles, confessa agora um dia em que Jorge Costa incentivou os seus jogadores a derrotarem o Benfica de Jesus com recurso a uma brincadeira de um reality show.

Porque as palavras antes dos jogos podem ter impacto naquilo que se joga dentro das quatro linhas, Valente recorda a importância daquilo que é passado aos atletas na semana que antecede um jogo de capital importância.

"A Casa dos Segredos estava a dar na televisão e, antes de começar a época, na semana anterior, ele resolve criar a Casa dos Segredos na academia, com a equipa técnica dele e com alguns funcionários da academia. Cada um tinha um segredo", recorda Diogo Valente.

Em entrevista à Tribuna Expresso, o aveirense explica que Jorge Costa "dizia o segredo" e o plantel tinha de "desvendar de quem era".

"Vamos para o primeiro jogo, íamos jogar no Estádio da Luz e, na palestra pouco antes do jogo, ele resolve revelar o segredo de uma pessoa. Eu comecei a pensar: 'Não estou a acreditar, nós vamos jogar no estádio da Luz com 55 mil pessoas e este gajo está aqui a falar-me da Casa dos Segredos e a desvendar um segredo?", recorda Diogo Valente.

O atleta confessa nem queria acreditar mas o que é certo é que isso acabou por libertar os jogadores da pressão de jogarem contra o Benfica de Jorge Jesus, à época campeão nacional que tentava revalidar o título.

Esse Benfica tinha nas suas fileiras nomes como Aimar, Saviola, Di Maria, David Luiz.

Diogo Valente recorda esse triunfo por 2-1 em plena Luz e pensou que o Jorge Costa que conhecia do FC Porto não era o mesmo no interior do balneário.

"Então o 'bicho', aquele gajo que se espumava todo na televisão, está agora aqui com estas coisas? Ou seja, para tirar um bocado a pressão do jogo, ele utilizava aquilo. Tanto que fomos para o jogo e ganhámos 2-1 na Luz e começámos logo bem o campeonato".