Prolongamento
Valência e 'Batman' em tribunal por causa de... um morcego
2019-03-21 16:20:00
Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia decidirá quem roubou quem

Já imaginou o Administração norte-americana processar o Benfica pelo uso da águia? Ou a Peugeot apresentar queixa contra o Sporting por causa do leão? Ou até mesmo o FC Porto ser acusado de usar um dragão idêntico no seu símbolo ao Dragon Ball? 

No futebol e no mundo do cinema/desenhos animados o poder das marcas dita cada vez mais as tendências. O Valência e a empresa que detém os direitos económicos do Batman avançam para tribunal por causa do uso de um morcego no símbolo.

Caberá ao Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia apreciar a queixa apresentada pela DC Comics contra o clube valenciano devido ao uso do símbolo de um morcego na comemoração do centenário do clube che.

Como é sabido, o Valência tem como símbolo um morcego e é esse animal que aparece agora na base deste litígio.

A DC Comics argumenta em sua defesa que registou todos os direitos comerciais para a Europa do morcego e aponta o dedo ao emblema do Mestalla.

Já o Valência, em sua defesa, lembra que usa o morcego desde que o clube foi fundado (mais coisa menos coisa).

Ora, se o Batman nasceu em maio de 1939, o morcego do Valência, escreve-se por Espanha, data de 1919-21, dado que o morcego é muito associado à região valenciana.

De resto, o morcego faz parte do quotidiano valenciano desde os tempos de Jaime I, o Conquistador, dado que, segundo a mitologia, os animais ajudaram-no a derrotar os muçulmanos.

"O Valência já jogava com um morcego ao peito ainda nos EUA se caçavam bisontes", revelou fonte da SAD do Valência citada pelo 'El Confidencial', numa notícia já com eco nos EUA.