Prolongamento
"Um erro fazer-se um campeonato do mundo nestas condições no Qatar"
2019-09-30 12:10:00
Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo deixa críticas

O Campeonato Mundial de Atletismo decorre, por estes dias, em Doha, no Qatar, país que irá receber o Mundial de futebol dentro de três anos. As críticas dos desportistas de atletismo têm sido frequentes quanto às condições climatéricas que enfrentam e já volta a ser questionada a forma como irá decorrer o Mundial de 2022 em futebol.

Falando da experiência que os atletas lusos estão a enfrentar no Qatar, o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, destca ser um erro organizar uma competições com esta envergadura naquele país.

"Foi um erro fazer-se um campeonato do mundo nestas condições. São condições mesmo extremas", afirmou Jorge Vieira, em declarações à 'TSF'.

O dirigente socorre-se da experiência para justificar a sua ideia. "Desportivamente, nunca tinha encontrado estas condições", salientou, considerando que os atletas são obrigados a enfrentar um "nível de exigência que algumas pessoas dizem que é desumano".

O dirigente fala ainda dos Jogos Olímpicos de Tóquio e as condições que os atletas vão ter pela frente.

"Se os estádios não tiverem ar condicionado, o caso é muito sério. Será muito complicado e exigirá uma preparação prévia muito cuidada", referiu Jorge Vieira.

O calor extremo e a humidade estão a condicionar o desempenho dos atletas.