Prolongamento
Rui Pinto "pode ter cometido alguns crimes" mas prestou "extraordinário serviço"
2020-06-12 12:10:00
"Já é visto, por muitos em Portugal, como um herói", realça a ex-eurodeputada

Ana Gomes, um dos rostos mais mediáticos na defende de Rui Pinto, volta a público para pedir clemência para com o denunciante.

"Ele pode ter cometido alguns crimes, mas devem ter em consideração o extraordinário serviço público que ele prestou", disse Ana Gomes, ao The Athletic, citada pelo Record.

A antiga eurodeputada socialista sustenta que Rui Pinto "já é visto, por muitos em Portugal, como um herói".

Por isso, Ana Gomes espera que "o sistema legal faça justiça" para com o criador do Football Leaks e Luanda Leaks.

A antiga eurodeputada sublinha ainda que o trabalho feito por Rui Pinto permitiu criar uma nova "consciência política" e "compreensão do que é um denunciante".

Ana Gomes está certa de que Rui Pinto tem consciência do que fez e olha para as práticas tomadas pelo denunciante como um ato cívico.

"Hoje, não duvido que ele esteja bem ciente do que fez. Que ele agiu pelo interesse público. Foi um ato consciente de cidadania".

O denunciante vai responder em tribunal, entre outras suspeias, pelos alegados crimes de violação de correspondência, sabotagem informática, tentativa de extorsão por aceder aos sistemas informáticos do Sporting, da Doyen, da sociedade de advogados PLMJ, da Federação Portuguesa de Futebol e da Procuradoria-Geral da República.

Rui Pinto aguarda julgamento em instalações da Polícia Judiciária.