Prolongamento
Postura de Quaresma sobre André Ventura "é irrepreensível", diz Evangelista
2020-05-07 21:45:00
Sindicato dos Jogadores coloca-se ao lado do internacional português na polémica com o deputado do Chega

O Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) elogiou a "postura irrepreensível" de Ricardo Quaresma na polémica com André Ventura.

Em causa está o pedido de um plano de desconfinamento para a comunidade cigana feito pelo deputado do Chega, repudiado de pronto pelo extremo, que acusou André Ventura de promover o racismo.

"Contrariamente às declarações do líder político do Chega, em reação, a postura de Ricardo Quaresma é irrepreensível, sendo aliás uma mensagem de apelo à igualdade e sensibilização para políticas que apenas visam agravar ainda mais a segregação, no caso, da comunidade cigana", destacou o sindicato, em comunicado.

Na nota consta uma mensagem pessoal do presidente, Joaquim Evangelista, que elogiou Ricardo Quaresma por usar o mediatismo que tem para lutar contra o racismo.

"Um jogador, internacional português, que publicamente defende e alerta para políticas que só promovem o ódio e a discriminação merece, da minha parte, enquanto dirigente e representante da classe, por um lado e, por outro, enquanto cidadão, uma mensagem de apoio e de orgulho. Um abraço do tamanho do teu futebol, Quaresma", escreveu Joaquim Evangelista.

O comunicado do Sindicato dos Jogadores foi divulgado depois de André Ventura ter sido alvo da ironia de António Costa no debate quinzenal: "Já foi de trivela".