Prolongamento
O melhor Championship de todos os outros [1/11]
2018-08-11 13:00:00
Os favoritos, os melhores jovens, os tesouros e as melhores contratações da época. O Championship está todo aqui.

Nunca foi tão apetecível sair do Championship como agora. À espera, dos três clubes que o consigam, está um verdadeiro paraíso financeiro. À espera dos reis da selva que é o Championship está a oportunidade de mudar para sempre a vida do clube. À espera, de cada um dos três clubes que por meio direto ou via play-off consigam a promoção à Premier League estão quase 200 milhões de Euros. Bem vindos ao Championship. A liga que não é primodivisionária, mas que é muito mais do que uma liga secundária.

Bem vindos à selva. Bem vindos à selva que é o Championship e de onde nem mesmo os mais duros, de onde nem mesmo os reis da selva, por vezes, saem vivos. Esta é a liga mais difícil de onde sair com vida. Não somos nós que o dizemos, mas todos aqueles que nela participam. Pela competitividade. Pelo caráter. Pelas características da prova. 46 jogos. Quase sempre dois por semana. Não há tempo para treinar. Não há tempo para descansar. Uma distração é fatal. Dita a diferença entre a luta pela promoção, da luta pela manutenção. Não há liga como esta. Ou matas, ou morres.

Esta é uma competição milionária. No mínimo, pela promoção conseguida em Wembley na temporada passada, o Fulham irá receber 199,3 milhões de Euros. 108 de forma imediata só pela participação na Premier League e os restantes 90 milhões em caso de despromoção, divididos pelas três temporadas seguintes. Confuso? Nós explicamos melhor. Só pela participação na Premier League, qualquer clube recebe, no mínimo, 108 milhões de euros. Foi esse o valor recebido pelo West Bromwich Albion na temporada passada apesar do clube ter terminado a competição na última posição. Um valor que engloba o montante conseguido pela posição na tabela, um prémio referente à qualidade das infraestruturas (quanto melhores, mais dinheiro recebe o clube), a distribuição igualitária dos direitos televisivos domésticos e internacionais e ainda o valor referente à distribuição igualitária do patrocínio da competição.

A Premier League garante, ainda, subsídios aos clubes despromovidos durante as três temporadas seguintes à queda ao Championship de forma a amenizar o golpe financeiro que a despromoção acarreta. Daí os 90 milhões de euros suplementares que qualquer clube garante, à partida, e em caso de despromoção, para o triénio seguinte que, lá está, será sempre superior em caso de manutenção na competição. Ou seja, mesmo que o Fulham, ou o Wolves, ou o Cardiff, desçam de divisão logo após a promoção à Premier League, pelo menos 199,3 milhões de euros irão encaixar, sem falar do que vale a manutenção na principal divisão do futebol inglês.

Não surpreende, por isso, que o Championship seja uma selva. O Championship é louco. É caos. É ilógico. Há candidatos ao título a serem despromovidos. Há promovidos a lutar pelo título. Prever algo nesta liga não é justo, nem para o melhor vidente. O que hoje é verdade, amanhã é mentira. Quem é candidato e está na frente em Outubro, pode muito bem estar lá por baixo em Março. É entrar nos últimos jogos a lutar pelo título e sair deles fora da zona de playoff. É entrar nos últimos jogos fora da zona de playoff e sair deles com a taça na mão. Joga-se por ela. Sempre por ela. A “The Lady”. Tesouro secular levantada por tantas lendas que a história até parece mal contada. É uma senhora de respeito. Não é qualquer um que a levanta. A “The Lady” é só para os duros. Para os Homens. Este é futebol de homem. Este, é o Championship. Bem-vindos à selva.

Este ano olhamos com especial atenção para uma competição também ela especial. Porque não há nada como ela. Muito menos entre as divisões secundárias espalhadas pelo Mundo. No pós Wolverhampton Wanderers tentamos descobrir os futuros membros da Premier League. Analisamos todas as equipas, os seus treinadores, os melhores jogadores, as entradas e as saídas, as melhores contratações, os melhores jovens e os segredos mais bem guardados de uma competição sem igual. O melhor Championship de todos os outros.

Parte I: Aston Villa, Birmingham City, Blackburn Rovers, Bolton Wanderers, Brentford FC, Bristol City
Parte II: Derby County, Hull City, Ipswich Town, Leeds United, Middlesbrough FC, Millwall FC
Parte III: Norwich City, Nottingham Forest, Preston North End, QPR, Reading FC, Rotherham United
Parte IV: Sheffield United, Sheffield Wednesday, Stoke City, Swansea City, WBA, Wigan Athletic
Parte V: As onze melhores transferências do defeso
Parte VI: Onze jovens a seguir com atenção
Parte VII: Onze tesouros bem guardados do Championship
Parte VIII: Dados da competição
Parte IX: Os Estádios
Parte X: Previsão final