Prolongamento
"O 'futebol português' anda mortinho por oferecer um campeonato ao Sporting"
2019-05-27 19:05:00
Rui Gomes da Silva aponta final da Taça como exemplo da "justiça da vitória do Benfica no campeonato"

Rui Gomes da Silva, o mais mediático opositor interno de Luís Filipe Vieira, centrou desta vez as críticas nos rivais do Benfica, nomeadamente "a queda vertical" do FC Porto de Sérgio Conceição e um Sporting a quem "o 'futebol português' anda mortinho por oferecer um campeonato".

No artigo semanal que assina no blogue Nova Geração, o ex-dirigente encarnado centrou a análise na recente final da Taça de Portugal, um  jogo que confirmou "a justiça da vitória do Benfica no campeonato".

Surgiu, então, a crítica a leões e dragões.

"Se uns [Sporting] foram quase sempre regulares nessa banalidade do futebol exibido ao longo da época, os outros [FC Porto] confirmaram a queda vertical que carateriza as equipas daquele treinador [Sérgio Conceição], com primeiras metades de época muito boas e segundas metades cansadas, arrastando-se pelos campos, sem clarividência para contrariar resultados adversos ou combater os adversários".

Denunciando "a confusão tática" e o "desaparecimento, a espaços, de concentração competitiva" de leões e dragões, Rui Gomes da Silva insistiu que a final da Taça mostrou que aquelas "duas equipas banais não mereciam ter lá chegado".

"A forma como disputaram a final enraizou, em cada um de nós, a ideia de injustiça de lá não termos chegado", reforçou: "E, mais ainda, de não a termos ganho".

Antecipando de seguida a Supertaça, o antigo vice-presidente do Benfica deixou uma acusação grave.

"O que a História vai registar é que, no ano a seguir ao 'Assalto a Alcochete', o Sporting ganhou a Taça da Liga e a Taça de Portugal! Agora digam mal de Sousa Cintra ... ou dos 15 penáltis que o Sporting teve a favor. Lembram-se da minha previsão? O 'futebol português' anda mortinho por oferecer um campeonato ao Sporting", escreveu Rui Gomes da Silva.

No artigo, o homem que prometeu ir a votos (assim que haja eleições) contra Vieira teve ainda espaço para atacar o presidente do Benfica, nomeadamente pela promessa de "lutar por um título europeu".

"Nunca, nos anos em que estive nos órgãos sociais do Benfica, houve quem acreditasse, minimamente sequer, na possibilidade de um título europeu", garantiu.

Tirando uma ou outra boa prestação europeia "foi fruto do momento", Rui Gomes da Silva deixou uma exigência para "acreditar nesse desígnio".

"Que os membros da Administração da SAD, 'funcionários do clube', com direito a prémios por objetivos, só os venham a receber se ganharmos um título europeu. Se isso acontecer, acreditarei no anúncio", insistiu o ex-vice-presidente do Benfica.