Prolongamento
Liga australiana suspensa até 31 de maio
2020-03-22 11:25:00
Na base desta decisão estão recomendações do governo australiano

A liga de futebol australiano, um dos desportos mais populares do país, foi suspensa até 31 de maio, na sequência do apelo do governo devido à pandemia de Covid-19, anunciaram hoje os organizadores da competição.

A Austrália é um dos poucos países no mundo em que as principais provas desportivas não foram adiadas ou canceladas devido à pandemia, com o futebol australiano a tomar a iniciativa, antecipando-se ao râguebi e ao futebol, cujas ligas se mantêm em atividade.

Na base da decisão dos organizadores da liga de futebol australiano – que também suspenderam a competição feminina - está a recomendação governamental para que sejam evitadas viagens não essenciais e o fecho de fronteiras em alguns estados.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 290 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 12.700 morreram.

Depois de surgir na China, em dezembro de 2019, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar uma situação de pandemia.

O continente europeu tornou-se o epicentro da pandemia, com a Itália a ser o país do mundo com maior número de vítimas mortais (4.825), o que levou vários países a adotarem medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.

Em Portugal, que se encontra em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira, a Direção-Geral da Saúde elevou no sábado o número de casos confirmados de infeção para 1.280, mais 260 do que no dia anterior. O número de mortos no país subiu para 12.