Prolongamento
FC Porto e Sporting entre as melhores surpresas, Estoril-Praia no extremo oposto
2017-11-02 20:00:00
Olhámos os números para perceber quais são as melhores surpresas e as maiores desilusões da Liga, à décima jornada.

FC Porto, Marítimo, Sporting e SC Braga têm sido as melhores surpresas nas dez jornadas que a Liga Portuguesa já leva, enquanto Estoril-Praia, Moreirense e GD Chaves são as maiores desilusões. O Benfica está apenas ligeiramente abaixo do esperado e, curiosamente, duas das equipas que já trocaram de treinador, FC Paços de Ferreira e Boavista, até estão a realizar um campeonato acima do esperado.

Estas conclusões resultam da comparação entre a pontuação esperada de cada equipa e a pontuação que de facto têm neste momento. Utilizámos quatro métodos diferentes para calcular a pontuação esperada de cada equipa à 10.ª jornada:

i) Pontos à 10.ª jornada na temporada passada.

ii) Pontos feitos no ano passado frente aos mesmos adversários enfrentados este ano.

iii) Previsão de pontos feita pelo modelo estatístico do site americano "FiveThirtyEight" antes do campeonato começar.

iv) Previsão de pontos feita pelo modelo estatístico do Bancada antes do campeonato começar.

Pontos à décima jornada da temporada passada

A pontuação que uma equipa conseguiu num determinado ano influencia sempre as expectativas do que essa equipa poderá fazer no ano seguinte. Assim, comparar a pontuação de cada equipa à dècima jornada da época 2016/17 com a pontuação atual é uma forma simples (talvez até demasiado) de perceber quem está a corresponder às expectativas.

O FC Porto (com mais seis pontos do que na época passada), o Marítimo (+6) e o Sporting (+5), surgem como as melhores surpresas, enquanto, no extremo oposto estão o GD Chaves (-6), o Vitória de Guimarães (-6) e o Estoril-Praia (-5). Boavista e Feirense têm, por esta altura, exatamente os mesmos pontos que tinham no ano passado, enquanto Belenenses (+4) e Rio Ave (+3) são pequenas surpresas e Benfica (-3) e Vitória de Setúbal (-3) são pequenas desilusões.

Pontos feitos no ano passado frente aos mesmos adversários enfrentados este ano

Outra forma de calcular uma pontuação esperada para cada equipa é contabilizar os pontos feitos na época anterior frente aos mesmos adversários já defrontados. Como o FC Arouca e o Nacional desceram de divisão, os resultados que as equipas obtiveram contra esses dois clubes foram substituídos pelos resultados alcançados este ano frente a Portimonense e Aves, respetivamente, que subiram de divisão.

Desta análise, o que se conclui é que SC Braga (+11) e Sporting (+8) são as maiores surpresas. Tanto o SC Braga como o Sporting conseguiram fazer melhor do que tinham feito no ano passado frente a cinco dos dez adversários que encontraram esta época, tendo feito pior frente a dois deles. De seguida, surge o FC Porto (+5) que já conseguiu três resultados  diferentes dos da época passada, todos para melhor (frente a Sporting, SC Braga e CD Tondela).

As maiores desilusões deste ponto de vista são o Estoril-Praia (-9), o Feirense (-6), o Vitória de Guimarães (-5) e o Rio Ave (-5). Os casos do Rio Ave e do Feirense são interessantes. A equipa de Vila do Conde tem mais três pontos do que tinha por esta altura no ano passado, o que é um indício de melhoria, no entanto, considerando os resultados conseguidos frente aos mesmos adversários, está pior. O Feirense está numa situação parecida. Tem os mesmos pontos do que na época passada, mas está a fazer pior do que fez no ano passado frente às mesmas equipas. GD Chaves e Vitória de Setúbal vivem a situação contrária: têm menos pontos do que no ano passado à décima jornada,  mas até fizeram melhor do que na época anterior nos mesmos confrontos.

O Benfica, até ao momento, fez melhor resultado frente ao Marítimo do que tinha feito no ano passado, mas fez pior frente a Boavista e Rio Ave.

Previsão de pontos feita por modelos estatísticos

Antes de a época começar, o Bancada fez uma previsão dos pontos que cada equipa iria alcançar, através de um modelo estatístico baseado no valor de cada plantel. Além disso, o Bancada divulgou também a previsão feita pelo modelo estatístico do site americano "FiveThirtyEight", que se baseia em dados de jogo, como o número de golos e remates realizados por cada equipa.

Dado que as previsões foram feitas para a pontuação ao fim de 34 jornadas, calculámos os pontos correspondentes a dez jogos para se poder comparar com a pontuação atual.

FC Porto (+7), Sporting (+6), SC Braga (+6) e Marítimo (+6) são as equipas mais acima do previsto pelo “FiveThirtyEight”, enquanto Marítimo (+8), FC Porto (+5) e Belenenses (+5) são as que mais surpreendem em relação ao que foi previsto no Bancada. No extremo oposto, Estoril-Praia (-7) e Moreirense (-6) são as equipas que estão mais longe do previsto pelo site americano, enquanto Estoril-Praia (-4), Moreirense (-4), Aves (-4) e GD Chaves (-4) são as quatro desilusões segundo o nosso modelo.

O Benfica está a fazer um campeonato de acordo com o esperado. Tem exatamente os 23 pontos previstos aqui no Bancada e mais um do que os previstos pelo modelo do “FiveThirtyEight”. O facto de FC Porto e Sporting estarem acima do esperado é que contribui para que possa haver uma sensação de desilusão por parte de alguns adeptos benifquistas.

Conclusões finais

Somando as diferenças entre as pontuações esperadas pelos diferentes métodos e a pontuação real, conclui-se que FC Porto e Marítimo são as melhores surpresas do campeonato, seguidas de Sporting, SC Braga e Belenenses. Por outro lado, as maiores desilusões são Estoril-Praia, Moreirense, GD Chaves e Vitória de Guimarães.