Prolongamento
Papa evoca Eusébio durante a visita a Moçambique
2019-09-05 14:15:00
"Recordo um grande jogador desta terra, que aprendeu a nunca se resignar", afirmou o líder da Igreja Católica

Durante a visita a Moçambique, onde participa num encontro inter-religioso com jovens, o Papa Francisco recordou Eusébio da Silva Ferreira, como exemplo de um homem que “não se resignou” e perseguiu os seus sonhos.

Num discurso no pavilhão desportivo do Maxaquene, em Maputo, o líder da Igreja Católica não só prestou um tributo a Eusébio como transmitiu um apelo à perseverança do povo moçambicano

“Sei que muitos de vocês gostam muito de futebol, verdade? Recordo um grande jogador desta terra, que aprendeu a nunca se resignar. Eusébio da Silva Ferreira, o Pantera Negra”, começou por dizer, perante o gáudio dos presentes.

“Começou a sua vida desportiva num clube desta cidade. As graves dificuldades económicas da sua família e a morte prematura do seu pai não o impediram de cumprir os seus sonhos. O pai morreu…”, prosseguiu o Papa.

“A sua paixão pelo futebol fê-lo perseverar, insistir e continuar, apontando 77 golos ao serviço do clube de Maxaquene. Não faltavam razões para não se resignar. E não se resignou. O seu sonho e vontade de jogar lançaram-no para diante”, concluiu.