Prolongamento
"É conhecida a minha preferência clubística mas a legislação é igual para todos"
2019-08-07 10:40:00
António Costa aborda tema das claques no canal '11' da FPF

António Costa assegura que a nova lei contra a violência do desporto irá fornecer melhorias aos adeptos. Porém, o primeiro-ministro diz que, mais do que mudar a lei, é necessário "mudar a cultura".

"As leis não mudam o comportamento. O que muda o comportamento é a cultura que tem de imperar", salientou o chefe do Governo, que respondeu diretamente ao Benfica na questão das claques, dado que o clube encarnado considera as novas medidas inconstitucionais, pois entendem as águias que "ninguém pode ser obrigado a integrar uma associação".

"A legislação foi feita, precisamente, para que clubes como o Benfica pudessem integrar os seus grupos de adeptos ao que efetivamente são claques", explicou António Costa, em declarações ao canal '11' da FPF.

Falo "muito à vontade dessa matéria porque é conhecida a minha preferência clubística" mas "os clubes têm que ser todos iguais" e "tem de existir uma legislação igual para todos".

O primeiro-ministro salientou ainda que "onde havia laculas, dúvidas e zonas cinzentas... o objetivo da legislação foi clarificar que as regras têm de ser cumpridas por todos e é saudável que todos os façam".

A nova lei de combate à violência no desporto, recorde-se, obriga à constituição de Grupos Organizados de Adeptos. O Benfica considera que esta lei viola a Constituição da República Portuguesa.