Prolongamento
Câmara do Porto não abre portas à festa do título do FC Porto
2020-07-09 13:30:00
Autarquia espera "excelente exemplo" em caso de celebração do título e apela ao sentido de responsabilidade

A Câmara Municipal do Porto não vai abrir as portas da autarquia, para uma eventual celebração do título, que poderá ocorrer já nesta quinta-feira, caso o Benfica perca em Famalicão e o FC Porto vença em Tondela, na 31.ª jornada da I Liga.

Em declarações ao jornal O Jogo, fonte do município reiterou os apelos aos cidadãos, para que “festejem de forma responsável, seguindo as recomendações das autoridades de saúde”.

A autarquia liderada por Rui Moreira pretende que os portuenses repitam o “excelente exemplo que têm dado ao país e a nível internacional”, cita aquele diário desportivo.

A Câmara do Porto está “certa” de que “esta ocasião não será uma exceção”, pelo que adotará medidas preventivas.

Nesta quarta-feira, recorde-se, a secretária de estado adjunta da Saúde, Jamila Madeira, alertou os adeptos para a necessidade de festejarem o título com contenção, lembrando “a forma tão rigorosa e correta com que os santos populares foram celebrados”.

A responsável equiparou os dois eventos e pediu “que se perceba que, este ano, a celebração deste campeonato terá de ser feita de uma maneira mais contida e naturalmente com o lado efusivo. É absolutamente crítico que todos consigamos continuar a ultrapassar esta dificuldade”, referiu.

Também a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, aconselhou prudência, recordando que “os surtos surgem em festejos, encontros e aglomerações nos quais não foi respeitado o distanciamento social nem a regra de utilização de máscaras”.

FC Porto e Benfica lutam pelo título de campeão nacional, sendo que os portistas lideram, com mais seis pontos do que o segundo classificado e vantagem no confronto direto, em caso de igualdade pontual.

A probabilidade de o foco principal de celebração se centrar na cidade Invicta é, desse modo, muito elevada.