Prolongamento
Ana Gomes "farta" da "credibilidade" dada à queixa dos "mafiosos cazaques"
2020-06-09 15:20:00
"O que é a Doyen?", questiona a ex-eurodeputada

Antiga eurodeputada e ativista contra a corrupção, Ana Gomes diz que continua sem saber o que é a Doyen.

"O que é a Doyen? A Doyen que está na origem do processo contra Rui Pinto", pergunta a ex-eurodeputada socialista, em mensagem deixada na rede social Twitter. 

Ana Gomes assume, de resto, ainda que está "farta de perguntar" a razão pela qual "a justiça portuguesa dá credibilidade à queixa de uma organização de mafiosos cazaques".

Rui Pinto, criador do Football Leaks e autor das revelações do Luanda Leaks, encontra-se em prisão domiciliária em instalações da Polícia Judiciária.

O denunciante vai responder em tribunal, entre outras suspeias, pelos alegados crimes de violação de correspondência, sabotagem informática, tentativa de extorsão por aceder aos sistemas informáticos do Sporting, da Doyen, da sociedade de advogados PLMJ, da Federação Portuguesa de Futebol e da Procuradoria-Geral da República.

O advogado de Rui Pinto, à data dos alegados factos, Aníbal Pinto, também está acusado de intermediar a tentativa de extorsão, de entre 500.000 euros a um milhão de euros, ao fundo de investimento Doyen.

No que respeita ao julgamento de Rui Pinto, recentemente, o Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) deu provimento ao pedido de afastamento da juíza Helena Leitão, apresentado pela defesa de Rui Pinto, para que a magistrada não pudesse julgar o caso.