Prolongamento
"Adeptos do Benfica lincharam denunciante nas redes sociais", diz portal francês
2020-05-22 15:55:00
Portal francês aborda tema da liberdade de imprensa e foca futebol

Numa altura em que o governo de António Costa procura apoiar alguns grupos de comunicação social para enfrentarem o impacto da crise no setor e as consequências da covid-19, o portal francês Taurillon, por via de um artigo de opinião, aborda o tema da liberdade de imprensa, em Portugal, e aponta para os perigos que o futebol tem e a sua influência nos media. Também o caso de Rui Pinto é lembrado. 

Dando pelo título de "quando o futebol ameaça a liberdade de imprensa", o autor do artigo começa por destacar que Portugal ocupa a 10.ª posição no ranking da liberdade dos Repórteres Sem Fronteiras (RSF) e versa sobre a "atitude agressiva do mundo do futebol em relação a imprensa".

Lamentando as condições de trabalho de muitos jornalistas, em Portugal, prolongam-se referências à legislação em vigor no país mas é na parte sobre desporto, nomeadamente futebol, que aparecem indicações mais precisas sobre a forma, por exemplo, como Rui Pinto foi tratado.

"Os adeptos do clube lisboeta Benfica lincharam o denunciante nas redes sociais", realça o portal francês Taurillon, frisando que o gaiense "tinha sido vinculado ao caso dos emails, no qual supostamente tinha sido a fonte de emails internos do Benfica usados ​​pelo FC Porto como prova de que o clube de Lisboa controlava os árbitros."

Destancando-se a posição de Ana Gomes como um dos rostos que publicamente mais têm defendido o denunciante, o artigo termina com uma indicação de que "apesar de uma boa pontuação no ranking mundial, Portugal ainda está longe de ser um paraíso de liberdade para a imprensa".

Em jeito de indicações de caminhos de futuro, o autor do artigo, Adeline Afonso, da prestigiada Universidade gaulesa Paris-Sorbonne, elenca várias mudanças que podem ser realizadas no sentido de potenciar o clima de estabilidade no jornalismo.

Além disso, não deixa de fazer um apelo a "uma evolução de comportamento no mundo do futebol", já que estas são tidas como "essenciais para o futuro da imprensa em Portugal", mas também "para o bom funcionamento da democracia."

Recentemente, o futebol português esteve em destaque na imprensa internacional, na sequência de uma reportagem no jornal norte-americano New York Times sobre o Benfica, onde o clube da Luz era apontado como “um estado soberano”.

Posteriormente, o italiano Calciomercato divulgava um artigo de opinião que reforçava a mesma ideia.