Prolongamento
A emotiva carta onde Di María fala dos sacrifícios e privações de um futebolista
2019-08-06 09:50:00
"Não sei o quanto sabem da vida, mas de futebol... não sabem nada!"

Ángel Di María decidiu escrever uma carta emocionante e partilhou-a nas redes sociais. O argentino detalha os sacrifícios e privações que os jogadores de futebol enfrentam para tentar triunfar na carreira.

A carta começa com uma série de perguntas. "O que fizeste na segunda-feira? Fui treinar. O que fizeste na terça-feira? Fui treinar. O que fizeste na quarta-feira? Fui treinar. O que fizeste na quinta-feira? Fui treinar. O que fizeste na sexta-feira? Fui treinar. Fazemos algo no fim de semana? Não posso, tenho jogo", começa por escrever, falando das sensações após cada apronto.

"O treino acaba, paramos e olhamos o campo, com terra, pedras, erva, o lugar onde jogamos. Essa terra e essas pedras onde já caímos e raspamos os joelhos, as costas, os cotovelos, as mãos... Essa terra e essas pedras que nos ficavam dentro das chuteiras e nos incomodavam durante os jogos. A terra que fez com que sujássemos a casa toda e com que a nossa mãe nos diga: 'tira essas chuteiras e meias e vai já direto para o banho'".

Mas será isso, no questionar de Di María, que lhes "dá força a cada ano para arrancar um campeonato?"

O argentino explica ainda as ausências ao domingo. "Todos te dizem que ao domingo gostam de dormir. 'É melhor o futebol de cinco', dizem os teus amigos. 'Nunca estamos juntos', diz a tua namorada. 'Pensa em estudar e trabalhar', dizem os teus familiares. Pensas por dentro e sorris".

E ao mesmo tempo que vai sorrindo, Di María faz uma espécie de declaração de amor ao futebol.

"Que sabem eles sobre o que o futebol significa para ti... Que sabem eles da tensão e dos nervos que não te deixam dormir num dia de jogo? Que sabem eles dos jogos que já disputaste lesionado ou doente? Que sabem eles do que sentes quando marcas e os teus companheiros te abraçam desesperadamente?".

E as perguntas não ficam por aqui. "Que sabem eles das vezes em que foste atrás do autocarro ou dos cinco quarteirões que correste para não chegar atrasado ao treino? Que sabem eles do quão profundo é o momento em que o treinador te chama? Que sabem eles de como é estar a morrer de calor a fazer a pré-temporada quando todos os teus amigos estão de férias a divertir-se?."

Na publicação, que tem corrido o mundo, o ex-jogador do Benfica explica que futebol é "terra, pedrinhas, ervas, dez pessoas do teu lado, outras onze do outro, uma bola e um apito longo e seco". "Esta é a nossa vida", resume.

A finalizar, Di María usa o futebol para demonstrar a vida. "De que sabem eles? Muita gente diz que o futebol não tem nada a ver com a vida... Não sei o quanto sabem da vida, mas de futebol... não sabem nada!"

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

¿Qué hiciste el Lunes? Fui a entrenar. ¿Qué hiciste el Martes? Fui a entrenar. ¿Qué hiciste el Miércoles? Fui a entrenar. ¿Qué hiciste el Jueves? Fui a entrenar. ¿Qué hiciste el Viernes? Fui a entrenar. ¿Hacemos algo el finde? No puedo, juego. El entrenamiento terminó, parado con el bolso bajo el brazo uno se detiene un momento y se queda mirando la cancha, tierra, piedritas, pasto, el lugar donde jugamos. Esa tierra y esas piedritas donde alguna vez nos caímos y nos raspamos las rodillas, las caderas, los codos, las manos... Esa tierra y esas piedritas que nos quedaban adentro del botín y nos molestaba durante el partido... La tierra que hizo que ensuciemos toda la casa y escuchar a mamá decir: "Sacate los botines y las medias afuera y vas directo a la ducha"... ¿Qué es lo que nos da la fuerza cada año para arrancar un campeonato? Los domingos me gusta dormir te dicen todos... Es mejor el fútbol 5 te dicen tus amigos... No estamos nunca juntos te dice tu novia... Pensá en estudiar y trabajar te dicen tus parientes... Pensas por dentro y sonreís... Qué saben ellos de que cosa significa el fútbol para vos... Qué saben ellos de la tensión y los nervios que no te dejan dormir un día antes del partido? Qué saben ellos de los partidos que jugaste lesionado o enfermo? Qué saben ellos de lo que sentís cuando haces un gol y tus compañeros te abrazan desesperadamente? Qué saben ellos de las veces que corriste el colectivo, o las últimas 5 cuadras para no llegar tarde al entrenamiento? Qué saben ellos de lo profundo que respiras cuando el técnico esta dando la citación? Qué saben ellos como es cagarse de calor en febrero haciendo la pretemporada mientras que tus amigos están de vacaciones y viven de joda? Qué saben ellos lo que es reunirte TODOS los días con las personas que marcan tu vida: tus AMIGOS de las risas y llantos? Qué saben de las lluvias que pasaste entrenando? Tierra, piedritas, pasto, 10 personas con vos, 11 del otro lado, una pelota, y un silbato largo y seco. Esta es nuestra vida, qué saben ellos? "Mucha gente dice que el fútbol no tiene nada que ver con la vida, no se cuánto saben de la vida, PERO DE FÚTBOL, NO SABEN NADA!!

Uma publicação partilhada por Ángel Di María (@angeldimariajm) a

Participa na Liga NOS Virtual
RealFevr
Liga Bancada

Criar equipa
Tags: