Portugal
Zakarya, um pé esquerdo ofensivo que chega ao Dragão para lutar com Alex Telles
2018-08-27 17:30:00
Jorge Teixeira jogou com o marroquino no Charlton Athletic e diz-se surpreendido com a transferência

Zakarya, lateral esquerdo do Belenenses que está a ser apontado pela imprensa como reforço do FC Porto, é um jogador com grande propensão para atacar e traz na bagagem a experiência de já ter jogado em França, Espanha, Itália e Inglaterra, em equipas de nível médio, perfilando-se como uma alternativa a Alex Telles. Para quem o conhece bem, como Jorge Teixeira, jogador dos belgas do Sint-Truiden, e que coincidiu na mesma equipa com Zakarya no Charlton Athletic (2015/16), de Inglaterra, esta transferência para o Dragão não deixa, contudo, de ser surpreendente.

"O futebol dá muitas voltas. Confesso que fiquei surpreendido. Ele no Charlton Athletic jogou mais como suplente utilizado. Tem um bom pé esquerdo, é rápido, mas na altura jogava mas como ala esquerdo. Num sistema de 3x5x2 ele era o elemento do lado esquerdo do meio-campo", conta Jorge Teixeira ao Bancada. O defesa central português do Sint-Truiden, acredita que Zakarya pode vir a ser uma boa alternativa ao titular Alex Telles quando Sérgio Conceição assim o entender. "É um jogador ofensivo, gosta de atacar, não sei como ele está agora, dizem que fez um bom jogo com o FC Porto".

A estadia do lateral marroquino no Belenenses não durou muito. O defesa marroquino, de 29 anos, que Silas foi buscar ao Sochaux, na II Divisão francesa, sairá dos azuis depois de realizar três jogos, trensdo sido titular nos dois primeiros - ainda atuará esta segunda-feira frente ao Moreirense. A exibição frente ao FC Porto terá despertado o interesse de Sérgio Conceição. A imprensa desportiva na sua generalidade deu conta da boa exibição do defesa marroquino nessa partida que terminou com a vitória do FC Porto por 3-2. Para a "A Bola", Zakarya foi "muito competente a defender e com uma capacidade para se integrar no ataque que faz dele uma das maiores promessas entre os laterais dofutebol português". O "Record" disse que o internacional marroquino "desequilibrou pelo lado esquerdo" e o "O Jogo" constatou que "quando teve liberdade, correu sem ninguém o parar. Dessa forma, criou vários desequilíbrios pelo lado esquerdo. Eficaz a defender".

Para além de ser uma opção a Alex Telles, quando Sérgio Conceição entender poupar o brasileiro, uma lacuna que existia no plantel às ordens de Sérgio Conceição, Zakarya traz com ele a experiência de já ter passado por vários emblemas, ainda que nenhum deles de gama alta, como o Lens, Valladolid, Génova, Charlton, Córdoba e Sochaux. O defesa marroquino conta com 19 internacionalizações pela seleção principal de Marrocos e esteve presente na CAN 2013, onde fez dois jogos e nos Jogos Olímpicos de Londres 2012.