Portugal
Vitória de Guimarães empata em casa com o Moreirense
2020-06-19 21:10:00
Equipa de Ivo Vieira soma terceiro empate em três jogos após a retoma do campeonato

O Vitória de Guimarães e o Moreirense empataram hoje 1-1, num dérbi do concelho de Guimarães com domínio alternado e oportunidades de golo para os dois lados, relativo à 27.ª jornada da I Liga.

A equipa vitoriana chegou ao intervalo em vantagem, graças a um penálti convertido por Pêpê, aos 34 minutos, depois de uma primeira parte em que foi globalmente superior, mas o Moreirense marcou no início da segunda parte, por Gabrielzinho (53), e foi mais forte até ao apito final, tendo parecido sempre a equipa mais 'fresca' em campo.

Com o terceiro empate em três jogos após a retoma do campeonato, a equipa de Ivo Vieira continua no sétimo lugar, com 40 pontos, podendo ficar mais afastada da quinta posição e do apuramento para a Liga Europa após o jogo que hoje encerra a ronda, entre Famalicão e Braga, enquanto o Moreirense ocupa o 10.º posto, com 34.

Com Victor Garcia e Joseph de regresso ao 'onze', a equipa trajada de branco quis instalar-se no meio-campo adversário desde os primeiros segundos, com um futebol apoiado, e até o conseguiu, tendo disposto da primeira ocasião aos quatro minutos, quando Pasinato se opôs a um remate de Bruno Duarte.

Mais cautelosa, a formação de Moreira de Cónegos preferiu ceder a iniciativa ao Vitória e partir, em velocidade, para o contra-ataque após recuperar a bola, tendo ficado perto de ser recompensada pela estratégia numa dupla oportunidade protagonizada por Fábio Abreu: Douglas travou um remate do angolano, aos sete minutos, e um cabeceamento, aos oito.

O desafio prosseguiu nesse registo até ao intervalo, com os anfitriões, desinspirados na ala esquerda, a criarem as melhores ocasiões a partir da direita - remates por cima de João Carlos Teixeira (16 minutos) e de Davidson (29) - e os pupilos de Ricardo Soares a criarem perigo em novo ataque rápido, com Victor Garcia a impedir o desvio final de Gabrielzinho (22).

A turma orientada por Ivo Vieira acabou por 'colher' os frutos da insistência ofensiva, quando o árbitro João Pinheiro assinalou uma grande penalidade cometida por Iago sobre Marcus Edwards, aos 33 minutos. Apesar de o guarda-redes 'cónego' ter ainda tocado na bola, Pêpê converteu o penálti no minuto seguinte e apontou o seu terceiro golo na prova.

Obrigado a reagir à desvantagem, o Moreirense respondeu após o intervalo, 'empurrando' a equipa da casa para as imediações da sua área, e demorou oito minutos a empatar o desafio, num lance em que Gabrielzinho contornou Pêpê, entrou na área e rematou cruzado, fora do alcance de Douglas.

Com a igualdade restabelecida, a equipa de Moreira de Cónegos continuou mais esclarecida e esteve perto da reviravolta num lance em que Nuno Santos decidiu mal e atirou para as mãos de Douglas, aos 61 minutos, pouco antes da paragem causada pela lesão do árbitro assistente, Nuno Eiras, que ditou a entrada em campo do quarto árbitro, Sérgio Guelho, aos 68.

Após a interrupção, os vitorianos recuperaram a iniciativa atacante da primeira parte, com Victor Garcia e Marcus Edwards, na ala direita, a transportarem a bola para o último reduto 'cónego' e Ouattara a dispor de uma oportunidade de golo, aos 76 minutos.

Com a aproximação dos minutos finais, o Moreirense aproveitou a incapacidade do Vitória em recuar no terreno após a perda de bola para chegar novamente à área contrária e quase fez o 2-1 num remate de Pedro Nuno em arco, que passou a centímetros da trave, aos 89.

Jogo no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

Vitória de Guimarães - Moreirense, 1-1.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores:

1-0, Pêpê, 34 minutos (grande penalidade).

1-1, Gabrielzinho, 53.

Equipas:

Vitória de Guimarães: Douglas, Victor Garcia, Frederico Venâncio, Bondarenko, Florent, Pêpê, Joseph (Léo Bonatini, 74), João Carlos Teixeira (André André, 62), Marcus Edwards, Davidson (Ouattara, 62) e Bruno Duarte.

(Suplentes: Jhonatan, Suliman, Mikel Agu, Lucas Evangelista, André André, Rochinha, Ouattara, Ola John e Léo Bonatini).

Treinador: Ivo Vieira.

Moreirense: Pasinato, João Aurélio, Rosic, Iago, Abdu Conté, Sori Mané, Alex Soares, Nuno Santos, Bilel (Pedro Nuno, 77), Gabrielzinho (Luther Singh, 71) e Fábio Abreu.

(Suplentes: Trigueira, D'Alberto, Halliche, Ibrahima, Fábio Pacheco, Pedro Nuno, Luís Machado, Luther Singh e Nenê).

Treinador: Ricardo Soares.

Árbitro: João Pinheiro (Associação de Futebol de Braga).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Florent (40 e 90+7) e João Carlos Teixeira (56). Cartão vermelho por acumulação de cartões amarelos para Florent (90+7).

Nuno Eiras, árbitro assistente, saiu lesionado e foi substituído pelo quarto árbitro, Sérgio Guelho (68).

Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido à pandemia de covid-19.