Portugal
Vilaverdense "ataca" subida à 2ª Liga com filho de ex-presidente do FC Barcelona
2018-05-10 19:00:00
Pol Laporta chegou a Vila Verde em janeiro, por empréstimo do Johor, clube da Malásia, mas tem optado pela discrição

O Vilaverdense FC conta com o filho discreto do ex-presidente do FC Barcelona para atacar a subida à Segunda Liga. O extremo espanhol Pol Laporta, filho de Joan Laporta, lider do clube catalão entre 2003 e 2010, foi contratado pelo Vilaverdense para a segunda metade desta época no Campeonato de Portugal e a sua passagem pelo clube minhoto tem passado despercebida dos holofotes mediáticos, algo que o próprio atleta cultiva, por não querer misturar a sua carreira profissional com a filiação paternal, segundo informações recolhidas por Bancada. O jogador de 24 anos está no clube de Vila Verde por empréstimo do Johor, clube da Malásia - que já foi treinado por Ulisses Morais - até final da temporada.

Pol chegou despercebido em janeiro a Vila Verde em conjunto com outros dois jogadores de nacionalidade malaia provenientes do Johor FC (o defesa Dominic Tan e o médio Syamer Abba), o tal clube da Malásia, onde chegou a jogar Pablo Aimar, ex-jogador do Benfica, e que tem um acordo com o Vilaverdense para a rodagem de jogadores. O pai de Pol, Joan Laporta, conhecido advogado e ativista pela independência catalã, ficou na história do FC Barcelona por ter vencido seis troféus numa única época (2009), quando apostou em Guardiola para treinador.

Pol Laporta estreou-se na antepenúltima jornada do Campeonato de Portugal, a 22 de abril, na deslocação do Vilaverdense ao terreno da AD Oliveirense, partida em que a equipa da AF Braga perdeu por 1-0. E voltou a fazer parte dos eleitos para o jogo da primeira mão dos quartos de final da fase de acesso à Segunda Liga. Não saiu do banco na derrota da equipa de Vila Verde por 2-1, que mantém intactas as aspirações para o jogo da segunda mão a realizar este domingo, às 17 horas, no Campo Cruz Do Reguengo, em Vila Verde.

O percurso de Pol Laporta até chegar ao Vilaverdense é discreto, assim como discreta foi a sua trajetória desde a saída das camadas jovens do FC Barcelona. O médio espanhol de 24 anos passou antes pelo CF Junior (2015/16) e pela equipa B do Llagostera (2016/17). A chegada ao Vilaverdense também tem primado pela discrição. O jogador nunca fez questão de afirmar que é filho de Laporta, e acabaram por ser os jornais da Catalunha a darem destaque ao assunto. O próprio presidente do clube, Eduardo Milhão, abordado sobre a questão, afirmou tratar-se de um assunto "irrelevante".

O Vilaverdense FC joga esta domingo, às 17 horas, a segunda mão da fase final do Campeonato de Portugal, quartos-de-final, recebendo o Mafra, depois de no primeiro jogo ter perdido por 2-1.