Portugal
Vieira recorda desfile "fantástico e vibrante" do Benfica campeão desde o Porto
2020-05-22 10:35:00
Presidente das águias recorda título conquistado em 2005 com a 'velha raposa' no Bessa

Luís Filipe Vieira não esquece o primeiro título de campeão que conquistou no Benfica e revela que da memória não se apagam as imagens do "percurso fantástico e vibrante a partir do Bessa", onde o clube selou a conquista do campeonato, a que se seguiu uma "comemoração inesquecível" desde a Avenida da Boavista, passando por várias ruas da Invicta em autocarro panorâmico até ao aeroporto Francisco Sá Carneiro, numa viagem que culminaria com uma festa no Estádio da Luz madrugada dentro. 

O presidente do Benfica admite também que essa conquista encheu de orgulho os benfiquistas até porque colocou fim a um longo jejum de 10 épocas sem ser campeão.

"Nunca esquecerei e está guardado para sempre na minha memória, a grande alegria proporcionada a todos os benfiquistas", admite Vieira, em declarações ao jornal A Bola.

O líder dos encarnados recorda ainda que já na altura acreditava que esse título chegou numa fase em que não era esperado.

"Como na altura afirmei, foi um título que não correspondia ao momento que o clube vivia, em que estávamos a começar a sair de uma enorme crise e que chegou cedo de mais, tal como o futuro nos deu razão".

Vieira crê que essa conquista, em 2005, deu uma alegria aos benfiquistas mas, ao mesmo tempo, acabou por ir "proporcionando uma perceção errada de quem só estava a dar os primeiros passos com vista à recuperação e credibilização do Benfica ganhador como hoje o conhecemos."

Naquele dia 22 de maio de 2005, o Benfica carimbava a conquista do título com o italiano Trapattoni.

A 'velha raposa' do futebol colocou o Benfica no trilho dos trinfos e para sempre os benfiquistas guardam também na memória um tarja que no Bessa foi mostrada com a inscrição: "Habemus campione".