Portugal
"Venham daí as medidas" contra "arruaceiros e criminosos", pede Duarte Gomes
2020-01-28 16:20:00
Ex-árbitro diz que mulheres e homens do apito estão à espera de ações contra violência

Duarte Gomes, antigo árbitro que nos últimos anos se tem dedicado ao comentário de lances de arbitragem mas também à defesa das mulheres e homens do apito, espera que a recente reunião entre a Liga de Clubes e o Ministério da Administração Interna (MAI) possa resultar em ações contra aqueles que chama de "vândalos e criminosos".

"Venham daí as medidas prometidas. Mude-se a lei novamente (se necessário), aumente-se os recursos, exija-se mais e maior vigilância, identifique-se arruaceiros, crie-se o tal cartão de adepto, bana-se quem infringe, julgue-se e puna-se exemplarmente quem é criminoso", apela Duarte Gomes, em declarações na sua página 'kickoff - Duarte Gomes'.

O ex-árbitro aproveita para socorrer-se de uma adágio popular. "Só custa o arranque: 'Quando os primeiros levam o escaldão, os segundos não põem lá a mão'".

Numa nota à comunicação social, o MAI revela que vão ser realizadas auditorias de segurança aos estádios da I Liga, através da Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD), Forças de Segurança e Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, na sequência das quais serão determinadas as alterações a introduzir nos estádios, de modo a permitir a realização de jogos na próxima época.

Adianta ainda esta nota enviada às redações que serão tomadas medidas adicionais de controlo do acesso do público aos jogos considerados de risco elevado, relembrando que na próxima época desportiva entra em vigor o cartão de adepto, que possibilitará a identificação de todos os adeptos que pretendam assistir a um espetáculo desportivo nas zonas reservadas a adeptos que queiram ser portadores de materiais de claque.