Portugal
Tudo que precisa saber sobre as novas substituições
2020-05-28 12:25:00
Clubes podem realizar cinco alterações cada mas em três momentos do jogo

As equipas da I Liga vão poder fazer cinco substituições e ter nove jogadores suplentes nos restantes encontros da edição 2019/20, anunciou a Liga, nos últimos dias. Esta nova regra será válida em contexto de pandemia e, para já, apenas para a ponta final do campeonato. Mas, como é que esta nova regra se vai aplicar?

Ao contrário do que se verificava até agora, onde cada equipa tinha direito a realizar três substituições por jogo do campeonato, agora poderá fazer cinco mas não poderá interromper o jogo mais que as três ocasiões já anteriormente regulamentadas, sendo que as mudanças podem ocorrer ao intervalo.

Ou seja, apesar de num jogo ser possível a troca de 10 jogadores (cinco por cada formação), apenas se vão realizar seis paragens como até aqui.

De acordo com o regulamento, se ambas as equipas fizerem alterações em simultâneo, acabará por contar uma paragem para cada uma delas.

Também as substituições (interrupções) que não forem utilizadas nos 90 minutos são transportadas para o prolongamento.

Embora no campeonato esta regra não se aplique, poderá sê-lo na final da Taça de Portugal, caso a FPF entenda que existem condições para a realização da Prova Rainha.

No contexto da pandemia e depois de uma paragem forçada de vários meses, o futebol está de regresso mas com medidas de exceção, entre as quais esta nova regra que foi aprovada pela International Football Association Board (IFAB), a entidade que tem o poder de tutelar as normas para o futebol.

Entendeu, pois, o IFAB abrir uma exceção e proceder a uma alteração temporária à Lei 3, por indicação da FIFA.

"Como o futebol está a considerar a retoma das competições pelo mundo após a pandemia de COVID-19, o IFAB concordou em fazer uma alteração temporária às Leis do Jogo, com base na proposta feita pela FIFA para proteger o bem-estar do jogador", referiu o organismo que gere o futebol mundial.

A I Liga vai ser reatada sob fortes restrições e sem público nos estádios a 3 de junho e deverá prolongar-se até 26 de julho.

Nesta altura, o FC Porto lidera a competição, com 60 pontos, mais um do que o campeão Benfica.

Tags: