Portugal
Título à distância de 'uma Luz'. Eis as contas antes da última jornada
2019-05-13 11:40:00
Duas decisões para tomar na 34.ª ronda

O campeonato está na reta final e só falta o último capítulo nesta história que vem sendo escrita nos últimos meses, mais precisamente desde 10 de agosto, quando o Benfica recebeu e venceu o Vitória de Guimarães (3-2). As águias estão no topo da tabela e só precisam de um empate para garantirem matematicamente a conquista do título. O FC Porto ainda pode vencer o campeonato mas terá de vencer o clássico contra o Sporting e esperar que o Benfica perca na Luz diante do Santa Clara. Só nesse cenário a festa se fará em tons de azul e branco.

O título de campeão está, por isso, à distância de uma Luz, seja para águias ou dragões. É que o FC Porto tem de esperar por novidades vindas de Lisboa para saber se terá direito, ou não, a lançar os foguetes. A Luz funcionará, assim, como ponto fundamental nesta última jornada.

No palco encarnado é de esperar um ambiente avassalador nas bancadas, a levar em conta as últimas receções em casa e fora que os adeptos benfiquistas têm oferecido à sua equipa. É uma espécie de 'um ponto de luz' que falta ao Benfica para seguir viagem até ao Marquês de Pombal, tradicional local onde os benfiquistas festejam os títulos conquistados na capital.

O Benfica pode conquistar o 37.º campeonato, um cenário que poucos podiam imaginar quando Bruno Lage assumiu os destinos da equipa, tendo sete pontos de desvantagem para a liderança e estando em quarto lugar, semanas depois de Luís Filipe Vieira ter segurado Rui Vitória quando, pela noite, lhe deu "uma luz" para manter, então, o treinador.

As contas da última jornada vão também ser feitas mais a norte. O Dragão irá engalanar-se para o sempre palpitante clássico entre FC Porto e Sporting e, se o FC Porto ainda joga o possível título de campeão, para os leões, o duelo funcionará como balão de ensaio para o que se vai jogar uma semana depois, no Jamor, na final da Taça de Portugal, dado que o conjunto de Marcel Keizer já tem a sua posição definida na classificação (terceiro classificado).

Na 34.ª e última jornada também se joga a manutenção. Já com Feirense e Nacional despromovidos, resta saber quem acompanha fogaceiros e madeirenses para a Segunda Liga. Chaves e Tondela lutam pela sobrevivência e defrontam-se, precisamente, nesta ronda, em território beirão.

Tondelenses e flavienses têm os mesmos 32 pontos e à equipa de Pepa só a vitória interessa a jogar perante o seu público. Já o Chaves sabe que o empate lhe serve, dado que tem vantagem no confronto direto.

Quanto ao resto, não se jogam mais objetivos nesta ronda, dado que mesmo as posições de acesso às provas da UEFA estão determinadas. Existe a curiosidade de perceber se o Moreirense irá manter o quinto lugar ou s eo perderá para o vizinho Vitória de Guimarães, sendo certo que os vitorianos vão ficar com a vaga de acesso à Liga Europa fiquem, ou não, em quinto lugar, dado que os cónegos não se inscreveram nas competições europeias.

Sê o primeiro a comentar: