Portugal
“Tirando o Benfica, todos os outros vão ter graves dificuldades”, diz advogado
2020-03-30 15:55:00
Luís Miguel Henrique afirma que "haverá uma razia completa na maioria das SAD"

Num período em que as competições nacionais estão suspensas ou canceladas por causa do surto do Covid-19 em Portugal, os clubes estão preocupados com o efeito desta pandemia nas suas contas financeiras.

Alfredo Silva, especialista de gestão desportiva, indicou, esta segunda-feira, à agência Lusa, que Benfica, FC Porto e Sporting poderão ter perdas no valor de 27 milhões de euros.

Luís Miguel Henrique, consultor e advogado, fez uma análise a todos os emblemas da I Liga e garante que grande parte dos clubes e SAD irão passar por graves problemas.

“Se, porventura, nada for feito, é uma razia completa na maioria das SAD. Tirando o Benfica, que acaba por beneficiar da venda de João Félix, que terá algum fluxo de caixa e solidez financeira, todos os outros vão ter grandes dificuldades para cumprir os seus compromissos”, afirmou Luís Miguel Henrique ao programa ‘Jogo Económico’ do JE TV.

Para o advogado, entidades como a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a UEFA terão de criar mecanismos para ajudar os clubes nesta altura complicada.

“Esses mecanismos têm de ser feitos de uma forma solidária, coletiva, tanto a nível nacional como internacional. Nessa perspetiva, de alguma maneira, o ‘status quo’ que vier a seguir poderá não ser tão distinto assim”, comentou.

Recorde-se que o Benfica assegurou, no último exercício, um lucro recorde de 104,2 milhões de euros, fruto da venda de João Félix ao Atlético de Madrid por 126 milhões.

No caso do FC Porto, a SAD liderada por Jorge Nuno Pinto da Costa teve um prejuízo de 51,8 milhões de euros. Fernando Gomes, administrador da SAD, confirmou que os dragões são obrigados a fazer cerca de 78 milhões de euros em transações para acabar o exercício com lucro.

Quanto ao Sporting, o emblema leonino fechou o primeiro semestre com um lucro líquido de 2,8 milhões de euros, fruto das vendas de Raphinha e Bas Dost – Bruno Fernandes só entrará nas contas do segundo semestre.