Portugal
“Tantos erros assim só mesmo nos tempos do Apito Dourado!”, acusa Benfica
2020-01-11 15:35:00
Encarnados criticam arbitragem do jogo entre Moreirense e FC Porto

O Benfica reagiu, neste sábado, à arbitragem do jogo de ontem entre Moreirense e FC Porto, que os dragões venceram por 4-2, em partida relativa à 16.ª ronda do campeonato.

De acordo com os encarnados, “só devido a sucessivos erros de arbitragem o FC Porto consegue estar na luta pelo título com a pontuação que atualmente tem”.

O Benfica recorda a temporada passada e defende que, “nas contas finais, foram mais dez pontos” que os dragões somaram, em virtude de erros de arbitragem.

“Todos os outros clubes entre eventuais ganhos e perdas no final ficaram naturalmente com saldos equilibrados”, acrescenta.

Os encarnados entendem que “apenas e sempre só um clube é sistematicamente beneficiado”.

“Um clube que tem uma prática constante de ameaças e coação sobre equipas de arbitragem, invade centros de treino, diariamente através do seu presidente e dirigentes insinua e ataca tudo e todos, inclusive treinadores e jogadores de equipas adversárias, e que beneficia da total omissão da disciplina desportiva em flagrante contraste com o que acontece com todos os outros clubes”, aponta a mesma nota.

Para o Benfica, “o que se passou nestas últimas duas jornadas começa a ultrapassar todos os limites”.

“Em Alvalade foi perdoada uma expulsão a Alex Telles inexplicável. E ontem ultrapassou-se tudo, mas tudo com vários lances sempre ajuizados a favor do mesmo clube como no golo totalmente limpo, e que não merece qualquer tipo de dúvida, anulado ao Moreirense que daria o 2-0, a validação do terceiro golo do FCP claramente precedido de falta de Soares e o penálti indiscutível que ficou por assinalar a favor do Moreirense por falta de Fábio Silva”, sustenta o Benfica.

Segundo os campeões nacionais, só nesta primeira volta, o FC Porto “beneficiou de erros frente a Vitória de Guimarães, Portimonense, Santa Clara e Rio Ave”.

Na Taça de Portugal, “acresce o golo mal validado no jogo com o Santa Clara, em que só o árbitro e o VAR não viram a falta nítida que antecedeu o golo”.

“Tantos erros assim como têm acontecido nestas duas últimas épocas só mesmo nos tempos do Apito Dourado!”, exclama o clube lisboeta, que publica no seu site os lances em que alega que houve favorecimento ao FC Porto.

Este comunicado é também uma reação às críticas feitas por Francisco J. Marques, que lamentou a arbitragem na Luz, no jogo de ontem, em que o Benfica derrotou o Aves.

O Benfica fala em “tentativas grotescas, ridículas e artificiais com que procuram levantar suspeitas sobre lances perfeitamente limpos, como o penálti ontem cometido sobre Vinícius”.

“Mais não é do que a tradicional estratégia de desviar as atenções e esconder os sucessivos erros que os têm ajudado”, complementa o comunicado.

“Expulsões prematuras inventadas a adversários, sucessivas expulsões perdoadas aos seus jogadores, golos limpos contra invalidados, decisões absurdas que nem o VAR consegue escrutinar, de tudo têm beneficiado. Foi a época passada com mais 10 pontos, nesta já vão com pelo menos mais sete”, aponta o Benfica.

Estes erros “sempre a favor do mesmo” não são inocentes, deixa entender o Benfica, já que são cometidos “sempre pelas mesmas equipas de arbitragem”.