Portugal
Taça de Portugal teve menos espectadores do que a Taça da Liga
2017-11-20 15:30:00
A explicação para as fracas assistências na Taça de Portugal está, em parte, nos bilhetes de época.

Este fim de semana de Taça de Portugal, em que o sorteio ditou que os Benfica, FC Porto e Sporting jogassem em casa, ficou marcado pela passagem dos três clubes aos oitavos-de-final, mas também pela baixa assistência média nos estádios, tanto que até os jogos da primeira jornada da Taça da Liga atraíram mais espetadores. A explicação está nos bilhetes de época.

No total, apenas 62 702 espetadores assistiram aos jogos dos três grandes, no estádio, na quarta eliminatória da Taça de Portugal, o que resulta numa média de apenas 20 900 espetadores nos três estádios. Esse registo representa menos de metade da média de assistências na Luz, Dragão e Alvalade em jogos da Liga esta época (45 830). Mais longe ainda, como seria de esperar, estão as assistências na Liga dos Campeões, que registam uma média de 45 975, mas o mais surpreendente é que até na Taça da Liga a assistência média dos jogos dos três grandes (24 165) é superior ao que se viu na Taça.

Apenas 13 000 espetadores marcaram presença em Alvalade na quinta-feira à noite para assistir à partida frente ao Famalicão, o que constitui a pior assistência da época do Sporting, muito abaixo até da partida da Taça da Liga, frente ao Marítimo, que contou com 22 127 adeptos no estádio. O facto de o Famalicão ser uma equipa da II Liga pode ajudar a explicar o fracasso de bilheteira, mas, olhando para o que se passou no Dragão, percebe-se que essa não é a principal explicação.

Na sexta-feira, na receção do FC Porto ao Portimonense, apenas 20 867 espetadores quiseram ver a partida ao vivo, um número claramente inferior aos 26 207 que assistiram à partida com o Leixões, que até foi num dia a meio da semana. Sendo que o Portimonense é um clube da Primeira Liga e o Leixões é da segunda, a fraca assistência na Taça de Portugal não se explica pelo valor dos adversários. Aliás, o FC Porto já tinha defrontado o Portimonense no Dragão esta época, para o campeonato, e teve 38 105 pessoas no estádio.

O Benfica foi, dos três grandes, o único que registou melhor assistência no jogo da Taça de Portugal, frente ao Vitória de Setúbal (28 835 espetadores), do que tinha registado no jogo da Taça da Liga, frente ao SC Braga (24 160). A explicação está na venda de bilhetes anuais.

O bilhete de época para o Estádio da Luz (Red Pass) não inclui jogos da Taça da Liga nem da Taça de Portugal. Assim, como esperado, dado tratar-se de uma competição mais importante, houve mais benfiquistas no jogo da Taça de Portugal do que no da Taça da Liga, ainda que o adversário da Taça da Liga, o SC Braga, até possa ser considerado mais forte. Por outro lado, os bilhetes de época do Sporting (Gamebox) e FC Porto (Lugar Anual) incluem os jogos da fase de grupos da Taça da Liga, mas não os jogos da Taça de Portugal. Assim se explica que a Taça da Liga tenha atraído mais espectadores a Alvalade e ao Dragão: o jogo já estava incluído no bilhete de época.