Portugal
Sub-20: Começa a nova era com José Guilherme e... Rui Pedro
2017-08-29 15:20:00
Avançado do FC Porto é cabeça de cartaz de uma equipa completamente renovada

Começa depois de amanhã uma nova era na Seleção Nacional de Sub-20. Um novo treinador, fruto da remodelação levada a efeito pela Federação Portuguesa de Futebol nos escalões mais jovens, e uma nova equipa dão o pontapé de saída para o futuro, em jogo particular frente à República Checa a ter lugar em Abrantes. José Guilherme sucedeu a Emílio Peixe no comando da equipa que caiu aos pés do Uruguai nos quartos de final do ùltimo Campeonato do Mundo após o desempate por grandes penalidades e inicia agora o novo desafio.

Rui Pedro, avançado do FC Porto que esta época ainda não teve oportunidade de estrear-se com Sérgio Conceição, é cabeça de cartaz de uma equipa completamente renovada que tem nos dragões e no Benfica os principais municiadores, com quatro jogadores cada: Lameira, Madi Queta, Rui Pires e Rui Pedro, no caso do FC Porto; Alexandre Pinto, Fábio Duarte, Hélder Baldé e João Filipe, no caso do Benfica. Já o Sporting cede três jogadores: Abdu Conte, Bruno Paz e Pedro Marques. Assinale-se o facto cinco dos 21 eleitos por José Guilherme alinharem em clubes internacionais. Estão nesta situação Tiago Silva, do Milan, João Queirós, do Colónia, Domingos Quina, do West Ham, Luís Silva, do Stoke City, e André Vidigal, do Fortuna Sittard.

Pese embora toda a juventude, é, desta forma, uma equipa com certa experiência a que José Guilherme terá ao seu dispor na próxima temporada, uma temporada de transição em que a Seleção Nacional não terá qualquer competição oficial. Ou seja, fazer essa transição será mesmo o objetivo primordial. A primeira lista divulgada pelo selecionador conta, por exemplo, com diversos elementos que estiveram no recente Europeu de Sub-19 como João Filipe, João Queirós, Rui Pires e Rui Pedro.

Os elementos da Seleção Nacional entram esta terça-feira em estágio, pelas 16 horas, e depois de amanhã irão, então, realizar o primeiro teste da época diante da República Checa, em Abrantes, jogo integrado na denominada Liga de Elite, que serve de preparação às equipas. A comitiva fica nesta localidade até domingo, dia em que parte rumo à Holanda. Para segunda-feira está agendado o Holanda-Portugal, a ter lugar no Sportpark Middelmors, Rijnsburg.

Este duplo compromisso marca a estreia de José Guilherme, com percurso nas camadas jovens do FC Porto, no comando técnico dos sub-20, em substiuição de Emílio Peixe, na sequência da remodelação levada a cabo pela Federação Portuguesa de Futebol, divulgada a 16 de agosto. O campeão do mundo de Lisboa passa agora a ser o responsável dos sub-16, um cargo que era pertença de Rui Bento. Este, por sua vez, é o novo treinador nacional dos sub-17, onde se encontrava José Guilherme, enquanto Hélio Sousa continua ao serviço da Seleção Nacional de sub-19.

Lista de convocados:

Académica: João Simões
Milan: Tiago Dias
Benfica: Alexandre Pinto, Fábio Duarte, Hélder Baldé e João Filipe
Colónia: João Queirós
FC Porto: Lameira, Madi Queta, Rui Pedro e Rui Pires
Fortuna Sittard: André Vidigal 
Rio Ave: Carlos Alves
SC Braga: Bruno Jordão
Sporting: Abdu Conte, Bruno Paz e Pedro Marques
Stoke City: Luís Silva
Vitória de Setúbal: André Sousa
Vitória de Guimarães: Daniel Figueira
West Ham: Domingos Quina

Calendário de jogos (Liga de Elite 2017/18):

31 de agosto - Portugal-República Checa, Estádio Municipal de Abrantes, 19 horas (RTP1).

4 de setembro - Holanda- Portugal, Sportpark Middelmors, Rijnsburg, 15 horas portuguesas (RTP1)

5 de outubro - Suiça-Portugal (Horário por divulgar)

9 de novembro - Polónia-Portugal (Horário por divulgar)