Portugal
Sporting sobe ao segundo lugar com o selo de garantia holandês
2018-11-11 22:50:00
Leões ultrapassam o SC Braga e estão a dois pontos do líder FC Porto

O Sporting venceu este domingo o Desportivo de Chaves, por 2-1, em Alvalade, com um bis de Bas Dost, e ultrapassou o SC Braga na classificação, subindo ao segundo lugar, a dois pontos do líder FC Porto, na sequência de um triunfo que acabou por ser muito sofrido, consumado através da transformação de um penálti ao minuto 85.

Tiago Fernandes tem revelado versatilidade tática desde que assumiu o comando técnico dos leões e este domingo voltou a mexer na equipa, apostando na titularidade de Jovane Cabral e Bas Dost, espelhada num 4x3x3. Gudejl, Bruno Fernandes e Miguel Luís, que o treinador interino havia estreado como titular em Londres diante do Arsenal, formaram o trio de meio-campo, com Nani como extremo direito e Jovane no lado oposto, no apoio mais direto ao homem mais adiantado, Bas Dost. Já Daniel Ramos, a atravessar a pior fase desde que assumiu o comando técnico dos flavienses, dispôs o conjunto transmontano num sistema idêntico ao dos leões. Bruno Gallo, Bressan e Eustáquio alinharam na zona intermédia, enquanto que Perdigão e Avto jogaram mais descaídos sobre as alas, com André Luís isolado na frente de ataque.

O Desportivo de Chaves desde cedo mostrou a intenção de incomodar o último reduto leonino, mas o Sporting não demorou a assumir o comando do jogo. Com Marcel Keizer nas bancadas, os leões arrancaram para uma primeira parte bastante agradável, fruto de um futebol alegre, desinibido, pressionante, que remeteu os transmontanos para terrenos mais recuados. O domínio leonino foi evidente ao ponto de a posse de bola ter atingindo os 64 por cento perante um Desportivo de Chaves que não deixou de ser criterioso. Foi, assim, com naturalidade que o Sporting se adiantou no marcador aos 23 minutos, claro está, por intermédio de Bas Dost. Adivinha como? De cabeça, evidentemente. De holandês para holandês, pois Marcel Keiser estava atento.

Até o intervalo, os leões ainda dispuseram de duas ou três ocasiões para ampliar o marcador, o que não sucedeu por mérito de Ricardo, que já nos minutos de compensação evitou o golo de Jovane Cabral.

No segundo tempo, os verde e brancos surgiram dispostos a ganhar uma vantagem segura no marcador, Bruno Fernandes esteve muito perto de fazê-lo mas a indefinição no resultado foi-se mantendo. Embora dominadora a equipa liderada por Tiago Fernandes continuava sujeita a um eventual contra-ataque do Deportivo de Chaves.

Aos 71 minutos, Bruno Gallo veio complicar a estratégia a Daniel Ramos ao ser expulso por uma entrada sobre Acuña. Os flavienses ficaram reduzidos a dez jogadores e o Sporting acentuou o domínio já depois de Tiago Fernandes ter substituído Jovane por Diaby. Mas como o futebol tem destas coisas, foi nesta fase que o Desportivo de Chaves acabou por chegar ao golo deixando os adeptos leoninos boquiabertos quando faltavam nove minutos para o final.

O susto não durou, todavia, muito tempo, pois aos 85 minutos Tiago Martins assinalou penálti por agarrão de William a Bas Dost. E o holandês não perdoou na transformação do castigo máximo, garantindo o triunfo leonino.