Portugal
Sporting não segura vantagem pela primeira vez na Liga mas desperta fantasma
2017-11-06 18:40:00
Em 2016/17, Jesus registou a pior marca das últimas quatro épocas com 12 pontos perdidos em jogos que esteve em vantagem

O empate do Sporting com o SC Braga foi apenas a primeira vez no campeonato em curso que a equipa de Jorge Jesus perdeu pontos chegando a estar em vantagem, apesar do estigma da Liga dos Campeões onde já esta época frente à Juventus, por duas vezes, não conseguiu segurar a vantagem, e do fantasma da época passada onde o Sporting obteve aquele que é até agora o pior registo das últimas cinco temporadas, com 12 pontos perdidos, contra 8 do leão de Leonardo Jardim em 2013/14 e do de Marco Silva em 2014/15.

Se Jorge Jesus tem o pior registo dos últimos quatro anos em partidas para o campeonato, também é dele a melhor marca conseguida desde 2013/14. Aconteceu no primeiro ano de JJ no banco leonino onde o Sporting apenas perdeu quatro pontos depois de ter chegado à vantagem, fruto de dois empates em Alvalade. O primeiro frente ao FC Paços de Ferreira, à 2ª jornada, por 1-1, com Carrillo a dar vantagem aos leãos, aos 41’, mas Pelé, de penálti, aos 80’, a restabelecer a igualdade. O segundo, à 18ª jornada, com o CD Tondela, por 2-2, com os leões a virarem de 0-1 para 2-1, por Slimani e Gelson, mas a deixarem-se surpreender por Chamorro, aos 85’.

O empate do Sporting em Guimarães por 3-3 em 2016/17 acabou por marcar a imagem de uma equipa que não conseguiu segurar em cinco jogos uma vantagem. Os leões chegaram a estar a vencer por 3-0 aos 70 minutos, mas permitiram a reação da equipa de Pedro Martins que em quinze minutos chegou ao empate. Marega (74’ e 75’) e Soares (89’), hoje jogadores do FC Porto,  consumaram o empate. Uma época em que o Sporting perdeu ainda dois pontos na receção ao Vitória SC (1-1) e ao Benfica (1-1) depois de ter estado em vantagem, e três pontos na receção ao Belenenses (3-1) e na visita ao terreno do Feirense (2-1). Na retina também, ficou o jogo em Madrid como Real em que os leões estiveramavencer por 1-0, mas acabaram por sucumbir nos minutos finais, com golos de Ronaldo (89') e Morata (90+4').

Esta época, para além de ter perdido as duas vantagens que chegou a ter sobre a Juventus quer em Turim, onde perdeu, como em Alvalade, onde empatou, o Sporting 2017/18 tem outro registo na prova milionária que remete para o estigma dos últimos minutos onde se é verdade que já lhe custou perda de pontos, também já lhe valeu a vitória embora sem escapar a um grande susto, como aconteceu, por exemplo com o Olympiakos na Grécia. A equipa leonina ia deitando tudo a perder nos últimos minutos depois de ter estado a vencer por 3-0, permitindo a reação dos gregos que chegariam ao 3-2. Um ‘dejá vu’ que esta época viu-se também em Santa Maria da Feira, frente ao Feirense, com os leões a permitirem o empate (2-2) mas que acabou por ter um final feliz com o golo de Bas Dost de penálti aos 90+8’. 

Com Marco Silva, o Sporting, num total de 10 empates e duas derrotas, perdeu oito pontos em jogos para o campeonato de 2014/15 nos quais chegou à vantagem, e sempre com o mesmo resultado: 1-1. Dois em Alvalade, com o FC Porto e o Benfica, e dois fora, frente à Académica e ao FC Paços de Ferreira. Uma época em que a equipa leonina por sete vezes conseguiu salvar-se da derrota conquistando um ponto, um nível de superação que viria a refletir-se na final da Taça de Portugal com o Sporting a conseguir recuperar de uma desvantagem de dois golos levando o jogo para os penáltis onde acabaria por conquistar o troféu.

Registo idêntico fez Leonardo Jardim, na época anterior. O Sporting registou sete empates e três derrotas no final do campeonato e não conseguiu segurar uma vantagem em quatro jogos, saindo com um empate: Benfica (1-1) e Rio Ave (1-1), em Alvalade, e Vitória de Setúbal (2-2) e Nacional (1-1), fora. O jogo com os sadinos teve a particularidade de os leões terem estado por duas ocasiões à frente do marcador mas deixaram-se sempre empatar.