Portugal
Sporting expulsa Paulo Pereira Cristóvão de sócio
2017-11-10 16:10:00
Em causa está a "violação dos estatutos e inobservância de vários deveres a que todos os sócios estão obrigados".

O Sporting informou, esta sexta-feira, que avançou para a decisão de retirar o estatuto de associado do clube a Paulo Pereira Cristóvão, antigo dirigente do emblema leonino aquando da presidência de Godinho Lopes. Em causa está a "violação dos estatutos e inobservância de vários deveres a que todos os sócios estão obrigados, considerando, ainda para mais, o estatuto de utilidade pública da instituição", segundo pode ler-se no comunicado de divulgado pelo Sporting.

O clube de Alvalade deu também conta de que a decisão foi tomada "por unanimidade" no Conselho Fiscal e Disciplinar a 6 de outubro e tomou efeito a partir do dia 17. Na nota do clube leonino, pode ler-se também que a decisão foi remetida para Paulo Pereira Cristóvão quatro dias antes, mas este "recusou-se a ser informado da respetiva notificação".

O Sporting refere que o antigo dirigente falhou em "honrar o clube e defender o seu nome e prestígio, zelar pela coesão interna do clube, manter impecável comportamento moral de forma a não prejudicar os legítimos interesses do Sporting". Esta situação ganha conotações mais graves, segundo o comunicado, devido a Paulo Pereira Cristóvão "ser órgão social à época das infrações", então "deveria cumprir e fazer cumprir os estatutos e exercer o respectivo cargo com a maior dedicação e exemplar conduta cívica e moral".

"Foram já dadas instruções ao departamento de Sócios do Sporting Clube de Portugal para que o ex-associado Paulo Pereira Cristóvão seja eliminado da base de dados do Clube, não obstante já se verificar que o mesmo não cumpria o dever de pagamento de quotas desde dezembro de 2016", concluiu a nota divulgada pelo Sporting. 

De referir que os últimos dias têm testemunhado trocas de acusações entre Bruno de Carvalho, presidente do Sporting, e Paulo Pereira Cristóvão, com o antigo dirigente a ter procedido a uma participação na Justiça contra o presidente do Sporting.