Portugal
Sporting derrota Paços de Ferreira e pressiona SC Braga
2020-06-12 23:10:00
Vietto saiu lesionado no final da primeira parte

Um golo de Jovane Cabral garantiu hoje a vitória do Sporting diante do Paços de Ferreira (1-0), em jogo da 26.ª jornada da I Liga, com os leões a alcançarem o SC Braga no terceiro lugar.

Depois de uma primeira parte pastosa e sem emoção, o jovem luso-caboverdiano, que esteve apagado nos 45 minutos iniciais, de livre direto, aos 64 minutos, acabou por dar o triunfo ao Sporting, que agora divide o terceiro lugar do campeonato em igualdade com o Sporting de Braga, com 46 pontos, embora os bracarenses tenham um jogo menos, uma vez que recebem este sábado o Boavista, às 21:00.

Já o Paços de Ferreira, permanece na 16.ª e antepenúltima posição, com 25 pontos, cinco acima da linha de despromoção.

Em relação ao jogo com o Vitória de Guimarães (2-2), Rúben Amorim promoveu duas alterações Mathieu (opção) e Battaglia (mialgia na coxa direita) saíram do ‘onze’, tendo Borja e Wendel sido chamados para a titularidade. Destaque ainda para a estreia absoluta do jovem Nuno Mendes, de 17 anos, que rendeu Acuña na segunda parte.

Os leões entraram mais fortes, com o domínio de bola e a procurar jogar em largura, essencialmente pela esquerda, onde Acuña era o jogador mais solicitado.

Por sua vez, o Paços de Ferreira procurava preencher os espaços e sair em ataque organizado. Contudo, como o Sporting jogava com o bloco alto, quase junto à linha de meio campo, os 50 metros de distância da baliza de Luís Maximiano pareciam umas léguas difíceis de cumprir.

Apesar do primeiro sinal de perigo ter acontecido aos 08 minutos, quando Rafael Camacho, descaído no lado direito, rematou ao lado da baliza de Ricardo Ribeiro, o jogo rapidamente perdeu velocidade e intensidade.

Foi necessário esperar mais meia hora para ver uma ocasião de golo, digna desse registo. Aos 38 minutos, Vietto lança a bola para as costas de Maracás, onde apareceu Sporar, que depois de uma corrida de uns 20 metros rematou de forma desenquadrada.

Antes do intervalo a primeira contrariedade. Vietto foi substituído por Gonzalo Plata por lesão. Saiu para o balneário com o braço direito ao peito.

Na segunda parte, o rendimento das equipas melhorou. O jogo tornou-se mais rápido, a bola a passar mais tempo junto das grandes áreas, mas ainda assim o golo teimava em aparecer.

Foi necessário recorrer a um ‘tiro’ de bola parada para o Sporting inaugurar o marcador, aos 64 minutos. Um livre batido com violência bate na barra, entrou e saiu da baliza. Na recarga, Matheus Nunes empurrou para o fundo das redes, mas a bola já tinha ultrapassado a linha de golo.

O árbitro portuense Rui Costa ainda assinalou grande penalidade a favor do Paços de Ferreira, aos 68 minutos, a castigar uma alegada falta de Borja sobre João Amaral, contudo, após a visualização das imagens, recuou na decisão.

Aos 78, numa dupla defesa, Luís Maximiano negou aquela que poderia ser a igualdade do Paços de Ferreira. Primeiro num livre direto de Douglas Tanque e depois num remate de Luiz Carlos.

Na ponta final, os comandados de Pepa tudo fizeram para chegar ao empate, mas nem com os sete minutos de compensação conseguiram introduzir a bola na baliza do Sporting, equipa que viu Jovane Cabral, à entrada da pequena área, a rematar à trave da baliza de Ricardo Ribeiro, aos 90+7.

Jogo realizado no Estádio José Alvalade, em Lisboa.

Sporting – Paços de Ferreira, 1-0.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores:

1-0, Jovane Cabral, 65 minutos. 

Equipas:

Sporting: Luís Maximiano, Eduardo Quaresma, Coates, Borja, Rafael Camacho, Wendel (Francisco Geraldes, 83), Matheus Nunes (Eduardo, 73), Acuña (Nuno Mendes, 72), Jovane Cabral, Vietto (Gonzalo Plata, 44) e Sporar.

(Suplentes: Renan Ribeiro, Eduardo, Ristovski, Luís Neto, Francisco Geraldes, Gonzalo Plata, Nuno Mendes, Pedro Mendes e Matheus).

Treinador: Rúben Amorim.

 Paços de Ferreira: Ricardo Ribeiro, Jorge Silva, Marcelo, Maracás, Oleg Reabciuk, Pedrinho, Diaby (Eustáquio, 65), Vasco Rocha (Luiz Carlos, 65), João Amaral, Douglas Tanque e Murilo (Hélder Ferreira, 46).

(Suplentes: Marco Ribeiro, Marco Baixinho, Welthon, Zé Uilton, Bruno Santos, Hélder Ferreira, Adriano, Luiz Carlos e Eustaquio).

Treinador: Pepa.

Árbitro: Rui Costa (AF Porto).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Matheus Nunes (57), Diaby (63), Luiz Carlos (75) e Eduardo (75).

Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido a pandemia de covid-19.