Portugal
Sporting bate Santa Clara e defende terceiro lugar
2020-07-10 21:05:00
Leões ficam a seis pontos do SC Braga, que ainda não entrou em ação esta jornada

O Sporting venceu hoje o Santa Clara, por 1-0, em jogo da 31.ª jornada da I Liga, numa partida em que Jovane Cabral voltou a ser decisivo, ao marcar o golo da vitória.

Com este desfecho, os 'leões' voltam aos triunfos, depois de na última jornada terem averbado um empate frente ao Moreirense, e aumentam para seis os pontos de vantagem sobre o Sporting de Braga, que ainda hoje joga em Paços de Ferreira.

Já o Santa Clara continua sem vencer em Alvalade e acumulou a terceira derrota consecutiva na Liga portuguesa, depois dos desaires nas jornadas anteriores frente a Boavista e Marítimo.

Numa primeira parte jogada em ritmo lento, o primeiro lande de algum perigo surgiu ao minuto 14, com Sporar a desperdiçar o 1-0. Jovane Cabral bateu um livre em jeito de remate, o esloveno meteu a cabeça à bola, mas com a baliza escancarada acabou por falhar o alvo.

Bem organizado, o Santa Clara espreitava o ataque com precisão e, num desses lances, Thiago Santana fez balançar as redes 'leoninas'. No entanto, o lance acabou anulado, porque o brasileiro estava adiantado aquando do cruzamento de Rafael Ramos.

Aos 41 minutos esteve perto de acontecer aquele que certamente seria o golo mais caricato da jornada: João Afonso e Marco desentenderam-se, o guarda-redes tentou bater na frente, mas Sporar intrometeu-se, a bola rechaçou no avançado e, com o guarda-redes fora da baliza, saiu ao lado.

A fechar o primeiro tempo, Thiago Santana quase fazia a festa em Alvalade, e desta vez era mesmo a valer: o brasileiro respondeu de cabeça a um cruzamento milimétrico de Lincoln e a bola saiu a rasar o poste da baliza de Maximiano.

Depois de uma primeira parte jogada a meio gás, o início da segunda parte manteve a mesma toada e só aos 65 minutos o perigo voltou a rondar uma das balizas, com Zaidu Sanusi a aparecer frente a Maximiano, na sequência de um livre marcado da direita, mas a atrapalhar-se e a atirar desajeitado para fora.

O Sporting parecia estar à espera de um estímulo e o golo inaugural do encontro chegou logo depois, aos 67 minutos, por Jovane Cabral. Em resposta a um cruzamento de Wendel, o extremo 'leonino' esticou-se e com o pé esquerdo fez o sexto golo esta época.

Aos 71, Jovane Cabral ficou menos bem na fotografia e faltou-lhe a crença que teve no lance do golo. Já dentro da grande área, depois de assistência de Nuno Mendes, o cabo-verdiano teve muita cerimónia na hora do remate e permitiu o corte de Fábio Cardoso.

Com o avançar do cronómetro, e o acumular das substituições, o jogo voltou a perder fulgor: o Santa Clara, mais com o coração do que com a cabeça, procurou o empate até final, e o Sporting, temeroso pela vantagem de apenas um golo, resguardou-se e acabou por carimbar mais uma vitória na era de Rúben Amorim.

Jogo realizado no Estádio José Alvalade, em Lisboa.

Sporting - Santa Clara, 1-0.

Ao intervalo: 0-0.

Marcador:

1-0, Jovane Cabral, 67 minutos.

Equipas:

Sporting: Luís Maximiano, Ristovski, Coates, Quaresma, Acuña (Cristián Borja, 84), Wendel, Nuno Mendes, Doumbia (Matheus Nunes, 78), Gonzalo Plata, Jovane Cabral e Sporar (Tiago Tomás, 77).

(Suplentes: Renan Ribeiro, Matheus, Battaglia, Luís Neto, Rafael Camacho, Joelson Fernandes, Francisco Geraldes, Cristián Borja e Tiago Tomás).

Treinador: Rúben Amorim.

Santa Clara: Marco, Rafael Ramos, João Afonso, Fábio Cardoso, Mamadu Candé (Francisco Ramos, 74), Lincoln, Anderson Carvalho (Diogo Salomão, 74), Osama Rashid (Zé Manuel, 81), Zaidu Sanussi, Carlos Júnior e Thiago Santana (Cryzan, 81).

(Suplentes: Rodolfo, João Lucas, Costinha, Nené, Pierre Sagna, Cryzan, Salomão, Francisco Ramos e Zé Manuel).

Treinador: João Henriques.

Árbitro: António Nobre (AF Leiria).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Doumbia (42), Marcos Acuña (64), Thiago Santana (64), Gonzalo Plata (69), Tiago Tomás (86) e Fábio Cardoso (89).

Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido à pandemia de covid-19.