Portugal
Sporting bate Santa Clara com golo de Raphinha
2019-03-15 22:20:00
'Leões' ascendem provisoriamente ao terceiro lugar da Liga

O Sporting abriu a 26.ª jornada da Liga com uma vitória por 1-0 sobre o Santa Clara, no Estádio de Alvalade. Raphinha apontou o golo solitário que permite aos 'leões' ascenderem provisoriamente ao terceiro lugar, em igualdade pontual com o SC Braga. 

Marcel Keizer apostou em Idrissa Doumbia à frente da defesa, lugar habitualmente ocupado pelo castigado Gudelj. Na frente de ataque, o técnico holandês lançou Bas Dost de início, num regresso do avançado após lesão. 

A formação verde e branca iniciou o jogo 'a todo o gás' e acercou-se da baliza de Marco Rocha logo nos instantes iniciais. A circular a bola com rapidez e critério, os 'leões' foram construindo lances de perigo, mas sem incomodar verdadeiramente o guardião adversário. 

De resto, o Sporting terminou a primeira parte com 68 por cento de bola e nove cantos, o que ilustra bem o domínio leonino na primeira parte. Pese embora as estatísticas, o mais perto do golo que a turma de Keizer esteve aconteceu maioritariamente de longa distância, com Acuña, Raphinha e Wendel a testarem a atenção de Marco Rocha. 

A primeira metade do encontro terminou com uma boa oportunidade do Santa Clara, numa das raras ocasiões em que conseguiu incomodar Renan Ribeiro. 

A etapa complementar mostrou um Sporting mais objetivo e incisivo na busca do golo. Em apenas dois minutos, os leões mostraram uma atitude diferente, com Bruno Fernandes e Raphinha a obrigarem Marco Rocha a aplicar-se. De resto, o guarda-redes da formação açoriana respondeu ao remate de Raphinha com uma excelente intervenção. 

O Santa Clara respondeu e o que parecia um golo certo ficou-se pelas costas de Ristovksi, que evitou o tento com um corte providencial. 

Estavam decorridos apenas 10 minutos da segunda parte quando Marcel Keizer quis dar um 'abanão' no jogo. Diaby entrou para o lugar de Borja e obrigou Acunã a recuar para o lado esquerdo da defesa. Seria, contudo, o argentino a dar início ao lance do golo. Através de um lançamento rápido, o lateral isolou Bruno Fernandes que, com toda a calma, serviu Raphinha para o golo. 

A vantagem 'adormeceu' o leão, que viu a formação de João Henriques assumir mais a posse de bola e tentar criar lances de perigo junto da área de Renan Ribeiro. 

Embora a partida tenha passado por alguns momentos mais divididos, seriam os leões a estar novamente perto do golo. Bas Dost regressou com vontade de mostrar serviço e esteve perto de marcar à entrada para os últimos 10 minutos de jogo. Pouco depois, uma 'bomba' de Bruno Fernandes terminou nas mãos de Marco Rocha. 

A turma açoriana lançou-se ao ataque nos instantes finais, mas o melhor que conseguiu foi um remate de Zé Manuel que Renan Ribeiro segurou. 

Desta forma, o Sporting ultrapassa provisoriamente o SC Braga na tabela classificativa, em igualdade pontual com os minhotos, que visitam amanhã o Bonfim, para defrontar o Vitória de Serúbal. O Santa Clara segue na oitava posição, mas pode ser ultrapassado pelo Portimonense ou Rio Ave, que medem forças esta jornada. 

Veja o resumo do encontro.

Sê o primeiro a comentar: