Portugal
"Soares tem confirmado aquilo que era previsível"
2020-01-06 18:25:00
Manuel Machado elogia avançado e admite saída do FC Porto face a um "grandes encaixe"

Soares foi a grande figura do clássico de ontem, apontando o sétimo golo nos últimos sete jogos pelo FC Porto. O rendimento, aliado aos 28 anos, justificam os rumores do avançado poder sair nesta reabertura do mercado de transferências.

A boa forma de Soares não surpreendeu o seu primeiro treinador em Portugal, Manuel Machado, que numa entrevista à Renascença falou sobre a evolução do dianteiro desde que o orientou no Nacional.

"É um jogador de qualidade que tem confirmado aquilo que era previsível. Foi um jogador que veio ainda com muito aprender, para trabalhar, mas com grande disponibilidade para o fazer, por isso tem tido uma evolução nos emblemas que jogou", sustentou o antigo técnico dos insulares.

No FC Porto, Soares tem passado por "ciclos", em que tanto explode como fica a servir de alternativa à "concorrência muito forte na posição".

"Sabemos que é fundamental que um número nove, um jogador de área, perante tal concorrência, tenha de facto um rendimento efetivo que permita que os colegas que estão no banco fiquem na expectativa enquanto tal acontecer", justificou.

É essa mesma concorrência que 'permite' a saída de Soares agora em janeiro, caso sejam apresentados valores "irrecusáveis" aos dragões.

"O FC Porto tem mais três ou quatro jogadores capazes de preencher a posição 'nove', com uma eficácia igual ou aproximada daquela que o Soares tem vindo a ter. É um jogador muito importante para o clube, mas é evidente que, se houver números irrecusáveis, o FC Porto não fugirá àquilo que normalmente é a regra no sentido de no melhor momento, perante as melhores ofertas, não perderem a oportunidade de fazer grandes encaixes", explicou Manuel Machado.