Portugal
Soares e Marega a postos para formar, no FC Porto, uma dupla outrora goleadora
2017-09-12 17:15:00
O castigo de Aboubakar perspetiva uma dupla de Soares e Marega no ataque do FC Porto, que já foi proveitosa recentemente

A receção do FC Porto ao Besiktas perspetiva a reedição de uma dupla de ataque que deu frutos na primeira metade da época passada no Vitória de Guimarães. Com o castigo de Aboubakar e o regresso de Soares da lesão, o avançado brasileiro deverá juntar-se a Marega na frente ofensiva dos azuis e brancos para a primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Sérgio Conceição poderá então juntar no Dragão aquilo que o Berço separou, sendo que 13 jogos em que Soares e Marega estiveram em campo ao mesmo tempo resultaram em 15 golos apontados (contabilizando a vitória do FC Porto contra o GD Chaves, com um golo de cada).

Marega e Soares já tinham sido colegas de equipa em Guimarães, durante a primeira parte da temporada 2016/17, até à saída do brasileiro para os ‘dragões’, e mais de 50% dos golos que ambos marcaram no Vitória, tiveram lugar com ambos os jogadores no relvado ao mesmo tempo. Marega (dez dos 14 golos que fez nos vimaranenses foram com Soares em jogo) foi, de facto, aquele que mais beneficiou de uma dupla que na cidade berço funcionava como um tridente, tendo em conta que o maliano atuava sobre o corredor direito do ataque. Soares, por seu turno, fez três dos nove golos com Marega dentro das quatro linhas.

Ora, quer saber quais foram as ‘presas’, em Guimarães, das armas ofensivas do FC Porto para o duelo desta quarta-feira? Contabilizando apenas jogos em que estavam ambos em campo nos momentos das finalizações certeiras, os três golos de Soares aconteceram diante de Paços de Ferreira (penálti), Sporting e Estoril-Praia. Os tentos de Marega tiveram gosto especial pelo Rio Ave (hat-trick), Sporting (bis) e Paços de Ferreira (bis), com golos marcados ainda contra Marítimo, Belenenses e Moreirense.

Com Aboubakar - o principal artilheiro do FC Porto neste início de época – de fora, serão Soares e Marega capazes de dar conta do recado contra o campeão turco? O Bancada esteve à conversa com dois antigos avançados dos azuis e brancos, com ambos a vincarem confiança total nas soluções de Sérgio Conceição para o setor ofensivo. O “bi-bota” Fernando Gomes, como é conhecido junto do núcleo azul e branco, sendo que é também representante do clube, considerou que o ideal seria contar com todo o plantel, mas acredita nos jogadores disponíveis para o embate.

“O melhor para uma equipa é poder contar com todos os elementos. Partindo desse ponto, não estamos como gostávamos de estar. No entanto, temos que ir a jogo com os que temos e confiamos totalmente nos jogadores que vamos ter disponíveis para conseguimos ter um bom resultado e uma boa exibição”, salientou Fernando Gomes em declarações ao Bancada.

Quem corrobora as ideias de Fernando Gomes é Manuel Penteado, antigo avançado dos azuis e brancos entre 1981 e 1983. O ex-atacante também lamenta a ausência de Aboubakar, mas não se mostra agastado, devido aos restantes jogadores disponíveis para o ataque dos ‘dragões’. “O Aboubakar está em boa forma, tem marcado golos. Mas, as alternativas são boas, o Soares já está recuperado, fez um bom jogo contra o GD Chaves. O essencial é ter jogadores lá na frente que trabalhem e lutem. (…) Qualquer dupla funciona sempre. O Marega e o Soares são rápidos, possantes, quer um quer outro, por isso dão garantias”, referiu ao Bancada.

Com o Besiktas e um grupo que conta ainda com AS Mónaco e RB Leipzig pela frente, Fernando Gomes analisou ainda as possibilidades do FC Porto nesta fase da prova milionária da UEFA, apontando ainda ao grau de dificuldade elevada que a receção ao emblema turco representa, na quarta-feira. “Sabemos que o Besiktas tem uma equipa recheada de grandes valores, muitos deles nossos conhecidos e até amigos [Quaresma e Pepe já jogaram no FC Porto], num grupo em que todos aspiram a ficar nos dois primeiros lugares, por isso reconhecemos as dificuldades que vamos ter neste jogo, mas acreditamos na vontade, na determinação e no valor dos nossos jogadores e da nossa equipa.”

Estádio do Dragão. 13 de setembro. 19h45. FC Porto e Besiktas frente a frente para a estreia dos azuis e brancos nesta edição da Liga dos Campeões. Do lado português, a ausência de Aboubakar, por castigo, surge como um imprevisto, tendo em conta o estatuto que o avançado camaronês tem vindo a obter neste início de época. Porém, a possibilidade, que paira no ar, da reedição de uma dupla que deu muito a festejar sempre que esteve junta no relvado, dá ao FC Porto um semblante mais auspicioso na antecâmara para a receção aos campeões turcos.