Portugal
"Senti uma responsabilidade tremenda de devolver ao clube o lugar que merecia"
2020-03-29 10:45:00
Sérgio Conceição iguala registo de quatro históricos do FC Porto

Sérgio Conceição atinge hoje a marca de mil dias como treinador do FC Porto, um registo conseguido por apenas quatro treinadores que fizeram história nos azuis e brancos: Pedroto, Artur Jorge, Fernando Santos e Jesualdo Ferreira.

Nos 154 jogos a orientar os dragões, Conceição regista 122 vitórias, contra 22 empates e 20 derrotas.

"Lembro-me muito bem do estado de espírito, da ambição que tínhamos por chegar e representar um dos melhores clubes da Europa e o melhor de Portugal", afirmou o técnico, em entrevista ao jornal O Jogo.

"Sempre fui competitivo e desde a minha chegada ao FC Porto, enquanto jogador, alimentei muito essa minha vontade de ganhar. Como treinador foi exatamente o mesmo. Senti uma responsabilidade tremenda de devolver ao clube o lugar que merecia, que era o primeiro, que hoje ocupamos mais uma vez", salientou.

Foi há mil dias, mas Sérgio Conceição ainda se lembra desse primeiro treino: tinha 19 jogadores disponíveis, incluindo três guarda-redes, e Hernâni a trabalhar de forma condicionada.

"Tenho também os exercícios que foram feitos", revelou.

Essa alegria de ocupar a 'cadeira de sonho' contrasta em absoluto com o "momento difícil" que vive o futebol em tempo de pandemia.

"Temos que olhar mais para o bem das nossas famílias e dos nossos amigos, mas também do país e do mundo", alertou.

Sérgio Conceição apelou "ao respeito pelas instruções" das autoridades de saúde.

"Todos sentem falta do futebol, não há dúvida. Eu, como apaixonado que sou pelo futebol e pela minha profissão, sinto muito essa falta, mas espero que seja também o momento para olhar para o futebol com carinho e saudade porque, por vezes, não é bem tratado. Era bom que voltássemos mais empenhados em tratar melhor aquilo que é nosso: o futebol português que tantas alegrias nos dá e tantas coisa boas traz ao nosso país", finalizou.