Portugal
"O resto do futebol português vai ficar miseravelmente abandonado"
2020-04-29 19:20:00
Manuel Cajuda está "a adivinhar" que a I Liga será retomada, ao contrário da II Liga. E critica esse cenário

Manuel Cajuda, um dos mais experientes treinadores portugueses, comentou a reunião da passada terça-feira de António Costa com os presidentes do FC Porto, Benfica, Sporting, Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).

Numa altura em que subsistem dúvidas sobre o eventual retomar das competições profissionais em Portugal, o técnico de 68 anos assume que seria irresponsável reatar apenas a I Liga.

Caso isso aconteça, Manuel Cajuda considera que o futebol português vai ficar “miseravelmente abandonado”.

"Tenho mais de 50 anos de futebol. E acho que tenho o direito de emitir opinião, por mais disparatada que seja. Estou fascinado com a inteligência de muitas pessoas... Oiço pessoas dizer uma coisa num dia e o contrário no dia seguinte", começou por dizer, no espaço de comentário na página Quarentena da Bola, no Facebook.

O técnico, atualmente no Leixões, defende que "o futebol deve falar a uma só voz" e sustenta ainda que "seria muito bom é que houvesse pouca gente a falar".

"Aquilo que se está a adivinhar é que vai haver um final de campeonato para a Liga NOS. Se só houver o regresso da Liga NOS, o resto do futebol português vai ficar miseravelmente abandonado. E eu pergunto se o futebol profissional só tem uma liga...", continuou o técnico.

Manuel Cajuda também falou da ideia de o Algarve acolher as restantes dez jornadas da I e II Liga.

De acordo com o ex-treinador do SC Braga e Vitória de Guimarães, se há condições para jogar um campeonato numa determinada região, também haverá locais que podem receber os encontros do segundo escalão.

“Quando se falou em jogar no Algarve, concluí que seriam necessários nove campos... E se há uma região para jogar uma liga, terá de haver mais para jogar a outra”, comentou.

Manuel Cajuda deixa uma crítica aos clubes e dirigentes que já mostraram o desejo de que a II Liga seja terminada.

“Acho uma pena que a II Liga não volte, mas já vi clubes que não querem voltar. Se a competição é assim, se perdem o interesse na competição, o melhor é nem jogarem no próximo ano...”, salientou.

Em janeiro deste ano, Manuel Cajuda foi contratado pelo Leixões até ao final da temporada.

Com mais de quatro décadas enquanto treinador principal, Cajuda mostra-se “grato” à SAD do Leixões por lhe ter permitido regressar ao trabalho e deixa rasgados elogios à massa associativa do clube de Matosinhos.

“Estou eternamente grato ao Leixões. É um grande clube, um monstro adormecido. Tem uma massa adepta impressionante, muito próxima daquilo que é a massa associativa do Vitória de Guimarães”, afirmou ainda.