Portugal
"Se calhar o objetivo de quem diz isso é mesmo distrair", avisa Sérgio Conceição
2020-07-04 12:35:00
Treinador garante que o FC Porto não dá o campeonato como garantido

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, considerou que há quem queira "distrair" os jogadores, numa altura em que os dragões somam seis pontos de vantagem sobre o Benfica.

O técnico tinha sido questionado sobre a forma de trabalhar a mente dos jogadore quando a opinião pública, reforçada pelas opiniões dos "comentadores", já começa a 'encomendar as faixas' de campeão para o FC Porto.

"Se calhar o objetivo de quem diz isso é mesmo distrair", reagiu Sérgio Conceição, garantindo que o foco se mantém "no trabalho" de todos os elementos do FC Porto e "nas tarefas" de cada jogador.

"Se cada um de nós andar no máximo, coletivamente vamos ser mais fortes", reforçou.

Antes, questionado sobre a vantagem face ao Benfica, o técnico assegurou que o FC Porto mantém a forma de trabalhar "independentemente do que se passa à volta".

"Sinceramente, não olhamos a nada disso. Olhamos para a nossa equipa, para o que temos de trabalhar diariamente, para a seriedade do trabalho que fazemos. Não muda nada. Também temos noção que, à medida que campeonato se vai aproximando do final, cada jogo tem um peso enorme", sustentou.

Faltam cinco jogos, mas os seis pontos de vantagem sobre o rival não alteram o pensamento do treinador dos dragões.

"O nosso trabalho é o mesmo. Há pontos a conquistar, vai ser uma luta até ao fim. Essa consciência e esse realismo estão presentes na minha postura e no meu trabalho e o balneário pensa e sente as coisas da mesma forma que eu", insistiu.

Esperando um Belenenses SAD "com dinâmica um bocadinho diferente do primeiro jogo no Jamor", Sérgio Conceição assegurou que não está preocupado com os jogadores que estão em risco de ver o quinto amarelo, falhando o encontro seguinte por castigo.

"Amarelos, vermelhos, substituições, faz tudo parte do jogo. Olhámos para o Belenenses, trabalhámos a pensar na forma, o que temos de fazer, a forma como o Belenenses SAD se tem apresentado, diferentes momentos do jogo, nas bolas paradas, é para isso que olhámos. Se quer que lhe diga, nem sei quem está do Belenenses à bica, da minha equipa estão dois ou três, mas não é por aí. Todos os jogos valem três pontos. O mais importante é o próximo jogo", comentou.

Sérgio Conceição falou ainda da evolução de Mbemba destacando a paciência do central para "esperar pelo seu momento e agarrar a oportunidade".

"Já o conhecia dos tempos da Bélgica. É muito consistente em todas as posições, e acho que não foi por acaso que o meti a central do lado direito e o Pepe do lado esquerdo. Foi por características que ele tem. É uma pessoa tranquila, não podemos dissociar o profissional do jogador, eu sei que alguns se transformam no campo, mas está lá a sua essência. Soube esperar com paciência, teve a oportunidade dele e agarrou-a. É um jogador importante para a equipa", frisou.

Questionado sobre o regresso do médio japonês Nakajima aos treinos e a possibilidade de vir a dar o seu contributo nos próximos jogos, o treinador já não se mostrou tão recetivo e disponível para esclarecer a questão.

"Não quero que interpretem mal. Não tenho o costume de falar de jogadores que não estão disponíveis e é esse o caso. O Nakajima não é opção para o jogo de amanhã (domingo). Já falámos variadíssimas vezes dele. Já sei que vão pegar em alguma coisa que eu vou dizer para sair em título. Preocupo-me mais com o Licá, o Marco Matias, com a linha de três do Belenenses, com o Cafú, o Tiago Esgaio, o Nilton Varela...isso é que é importante", salientou.