Portugal
SC Braga derrota Vitória de Guimarães e sobe provisoriamente ao terceiro lugar
2020-06-25 22:55:00
Cinco golos no dérbi do Minho

O SC Braga venceu hoje o Vitória de Guimarães 3-2, na 28.ª jornada da I Liga, num intenso e emocionante dérbi minhoto, que volta a colocar, à condição, os bracarenses no terceiro lugar.

Numa partida com várias reviravoltas no marcador, o Braga adiantou-se no marcador logo no primeiro minuto, por Paulinho, tendo o Vitória dado a volta no marcador no espaço de 20 minutos, por André André (penálti) e Bruno Duarte (15 e 35 minutos).

Trincão, com um grande golo, empatou ainda na primeira parte para a equipa da casa (42) e Galeno consumou nova reviravolta no marcador, aos 65.

Nenhuma das equipas tinha ainda vencido após a retoma do campeonato (o Braga com duas derrotas e um empate, o Vitória com três empates) e, com este triunfo, o Braga volta, ainda que à condição, ao terceiro lugar, esperando pelo resultado do Sporting na sexta-feira (diante do Belenenses SAD).

Já o Vitória viu 'fugir' ainda mais o rival e alargar-se o fosso para os lugares que dão acesso às competições europeias.

Numa grande primeira parte, o jogo começou praticamente com o golo de Paulinho, ainda o primeiro minuto não se tinha concluído: o ponta de lança rematou de primeira, após passe de Galeno, que, bem solicitado por Sequeira, fugiu a Victor Garcia pela esquerda.

A resposta vimaranense surgiu por Ola John com um 'tiro' cruzado que passou perto da baliza bracarense (sete) e, aos 15 minutos, o Vitória de Guimarães empatou mesmo, com André André a converter uma grande penalidade por uma falta que ele mesmo sofreu de André Horta.

Pouco depois, na sequência de um canto, Davidson falhou por pouco o remate, após primeiro desvio de cabeça de Pêpê Rodrigues (19).

O jogo seguiu equilibrado, mas com o Vitória a dar sinais de estar a 'crescer' e a dar a 'cambalhota' no marcador aos 35 minutos, com Bruno Duarte, sem ter que saltar, no 'coração' da área, a cabecear muito colocado, após bom centro de Ola John da esquerda.

Seguiram-se lances numa e noutra baliza e, aos 42 minutos, surgiu o golo fabuloso de Trincão, num remate em arco, de primeira, de fora da área (42).

Após o intervalo, Palhinha surgiu no lugar de um apagado André Horta e o médio que deixou de ser titular após a retoma deu mais consistência ao meio-campo 'arsenalista'. Tal como na primeira parte, o Braga voltou a entrar melhor em jogo, mas seria o Vitória de Guimarães a desperdiçar a melhor primeira ocasião de golo, com Frederico Venâncio a não chegar por pouco a um cruzamento de Ola John (55).

Seria o Braga, contudo, a voltar a colocar-se em vantagem, por Galeno, que, depois de 'roubar' a bola a Ola John na linha lateral, foi fletindo no terreno sem grande oposição, também beneficiando da movimentação de Paulinho, rematando depois colocado à entrada da área (65).

Rui Fonte refrescou o ataque bracarense (saiu Paulinho) e Rochinha o vimaranense (saiu Ola John), mas seria um central do Vitória - Frederico Venâncio - a estar perto do empate, mas Matheus impediu-o com uma grande defesa (79).

Os últimos minutos foram de assédio vitoriano e, aos 83 minutos, um forte remate de Davidson de fora da área bateu nas costas de David Carmo e quase traiu Matheus.

Jogo disputado no Estádio Municipal de Braga.

SC Braga - Vitória de Guimarães, 3-2.

Ao intervalo: 2-2.

Marcadores:

1-0, Paulinho, 01 minuto.

1-1, André André, 15 (grande penalidade).

1-2, Bruno Duarte, 35.

2-2, Trincão, 42.

3-2, Galeno, 65.

Equipas:

SC Braga: Matheus, Esgaio, Bruno Viana, David Carmo, Sequeira (Pedro Amador, 90+1), Fransérgio, André Horta (Palhinha, 46), Trincão, Galeno (João Novais, 77), Ricardo Horta (Rolando, 90+1) e Paulinho (Rui Fonte, 70).

(Suplentes: Tiago Sá, Rolando, Pedro Amador, Raul Silva, Palhinha, João Novais, Abel Ruiz, Wilson Eduardo e Rui Fonte)

Treinador: Custódio Castro.

Vitória de Guimarães: Douglas, Victor Garcia (Joseph, 82), Frederico Venâncio, Bondarenko, Sacko, Pêpê Rodrigues (Bonatini, 82), André André, Lucas Evangelista, Ola John (Rochinha, 71), Davidson e Bruno Duarte (Ouattara, 89).

(Suplentes: Jhonatan, Suliman, Joseph, Mikel Agu, Ouattara, Poha, Abouchabaka, Rochinha e Bonatini).

Treinador: Ivo Vieira.

Árbitro: Tiago Martins (Lisboa).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Frederico Venâncio (09), André André (45+1), Palhinha (49) e Fransérgio (75).

Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido à pandemia de covid-19.