Portugal
Santa Clara tranquilo vence Desportivo das Aves já despromovido
2020-07-14 18:50:00
Triunfo do conjunto açoriano, em jogo da 32.ª jornada da I Liga

O Santa Clara venceu hoje o Desportivo das Aves, por 3-0, em jogo da 32.ª jornada da I Liga de futebol, na Cidade do Futebol, num encontro totalmente dominado pelos açorianos.

Com este triunfo, o Santa Clara, com 41 pontos, está a apenas um da sua melhor classificação de sempre na I Liga, que foi alcançada na última temporada, ao passo que o Desportivo das Aves, 18.º classificado, com 17 pontos e já despromovido à II Liga, averbou a 25.ª derrota da temporada.

Pondo fim a um ciclo de três derrotas seguidas, o Santa Clara marcou o primeiro golo do encontro aos 21 minutos, por Zé Manuel, e aumentou a vantagem aos 28, por Cryzan. Já no segundo tempo, aos 74, Carlos Júnior fechou a contagem e selou os três pontos da equipa insular, que é nona no campeonato.

Apesar das muitas alterações promovidas por João Henriques no ‘onze’ inicial, o Santa Clara entrou melhor no encontro, mais pressionante, com mais posse de bola do que a equipa de Nuno Manta Santos e sempre à procura da baliza adversária.

Aos 11 minutos, Cryzan deixou o primeiro sinal de perigo, marcou mesmo de pontapé de bicicleta, mas o lance já tinha sido invalidado por falta do avançado.

Aos 21, o Santa Clara materializou mesmo o maior domínio, com Zé Manuel a tornar-se o melhor marcador da história do emblema de Ponta Delgada na I Liga, com 11 golos.

O lance começou numa arrancada de Salomão pela direita: o extremo assistiu no coração da área o avançado, que, com classe, atirou forte e fora do alcance de Aflalo.

Aos 28, o Santa Clara dobrou o resultado em mais uma jogada fantástica do ataque insular. Depois de recuperar a bola após a marcação de um livre, Zaidu Sanussi partiu que nem uma flecha para o ataque, deixou para trás a defesa avense e cruzou com mestria para a cabeça de Cryzan, que com frieza escolheu o lado e bateu o desamparado Aflalo.

Na segunda parte, muito por culpa do forte vento que se fez sentir na Cidade do Futebol, em Oeiras, a qualidade do jogo baixou face ao primeiro tempo e, aproveitando também esse fator, coube ao Desportivo das Aves o primeiro lance de perigo depois do reatamento: Buatu surgiu bem na pequena área após a marcação de um livre lateral, mas André Ferreira opôs-se com a melhor defesa da tarde e manteve a baliza açoriana a zeros.

Aos 74 minutos, o Santa Clara foi mais eficaz na resposta e Carlos Júnior fechou o marcador em 3-0. Com pouco mais de cinco minutos em campo, o avançado arriscou um remate à entrada da área avense e a bola só parou no fundo das redes, estabelecendo o resultado final.