Portugal
Santa Clara vence em Tondela e assegura manutenção
2019-05-05 17:05:00
Formação de Pepa caiu para os lugares de descida

O Santa Clara venceu hoje na visita ao Tondela, por 3-1, assegurando a manutenção na I Liga de futebol e colocando o anfitrião na ‘zona vermelha’, em jogo da 32.ª jornada.

O marcador foi inaugurado aos 21 minutos a favor do Santa Clara, num penálti transformado por Rashid. O empate foi também fruto de um penálti (51), mas o Santa Clara, que não vencia há quatro jornadas, desfez a igualdade e colocou a diferença em 3-1 com golos de Guilherme Schettine (66) e novamente Rashid (76).

Numa primeira parte disputada a bom ritmo, com ambas as equipas a procurarem a baliza do adversário, o marcador só funcionou de bola parada, devido a falta de Jhon Murillo sobre Mamadu na área do Tondela. Rashid apontou para a direita e Cláudio Ramos foi para o lado oposto.

Depois do golo do Santa Clara, o Tondela reagiu e manteve-se mais em cima da área do adversário, criando mais oportunidades para fazer o empate, do que o Santa Clara para aumentar a vantagem.

Xavier, num cabeceamento aos 25 minutos e num livre aos 32, viu o guarda-redes João Lopes negar-lhe o golo por duas vezes e segurar a vantagem da equipa açoriana no Estádio João Cardoso até ao intervalo

A segunda parte começou com uma situação duvidosa na grande área do Santa Clara. Ukra fez falta sobre Murillo, mas João Pinheiro foi verificar no vídeoárbitro (VAR) se havia ou não uma infração sobre o guardião João Lopes no mesmo lance. Concluiu que não, assinalou penálti, e Tomané empatou.

Perante a ameaça da descida, os beirões continuaram em busca do golo, mas foi o Santa Clara quem voltou à vantagem, aos 66 minutos, num lance em que Fábio Cardoso ganhou de cabeça a Ricardo Costa e a bola caiu nas costas da defesa para o pontapé certeiro de Guilherme Schettine.

Minutos mais tarde, (71) o guarda-redes anfitrião volta a viver momentos de aflição, quando Guilherme Schettine serviu Mamadu e o guineense falhou com a baliza aberta.

Com o Santa Clara a crescer e o Tondela mais exposto, o 3-1 chegou cinco minutos depois, em contra-ataque. Schettine cruzou da direita e Rashid, de primeira, fez o ‘bis’.

O Tondela não conseguiu reagir e quando rematou à baliza da equipa visitante, depois de estar a perder por 3-1, a bola acabou nas mãos de João Lopes.

O Tondela desce assim para a zona de despromoção, ficando em 16.º lugar, com 32 pontos, e o Santa Clara sobe para oitavo lugar, com 41.

A equipa beirã ainda tem pela frente o Sporting, na próxima jornada, e acaba o campeonato em Tondela, com o Desportivo de Chaves, equipa logo acima, com 32 pontos, depois do empate de sábado com o Feirense, por 4-4.

Sê o primeiro a comentar: