Portugal
Santa Clara bate Aves e encerra jejum de três meses sem vitórias
2020-01-04 19:20:00
Golo de Fábio Cardoso a fazer a diferença

Um golo solitário de Fábio Cardoso ditou hoje o regresso do Santa Clara aos triunfos na I Liga de futebol mais de três meses depois, ao vencer na deslocação ao Desportivo das Aves, por 1-0, na 15.ª jornada.

Na Vila das Aves, o defesa faturou aos 64 minutos e colocou termo à crise de resultados dos açorianos, que não ganhavam para o campeonato desde 29 de setembro, quando bateram em casa o Gil Vicente (1-0), ao qual se seguiram quatro derrotas e três empates.

Na classificação, os insulares ascenderam provisoriamente ao 13.º posto, com os mesmos 17 pontos de Moreirense e Gil Vicente, ao passo que os nortenhos continuam afundados no 18.º e último lugar, com apenas seis pontos, a sete da ‘linha de água'.

Apesar das carências técnicas na hora de conservar a bola, o desafio arrancou com alguma agitação perto das balizas, como evidenciou o oitavo minuto: Thiago Santana obrigou Beunardeau a aplicar-se na sequência de um livre lateral, antes de Reko Silva fugir em velocidade pela esquerda e rematar à figura de Marco Pereira.

Inserindo seis novidades em relação ao desaire com o Casa Pia na Taça da Liga (2-1), o Santa Clara teve ligeiro ascendente numa luta territorial na zona intermediária e construiu a melhor jogada da etapa inaugural aos 22 minutos, quando o voo eficaz do guarda-redes francês travou um remate à meia volta de Francisco Ramos.

Sem os influentes Welinton e Mohammadi face à derrota em Setúbal (1-0), o Desportivo das Aves perdeu referências na exploração da profundidade e só anotou tentativas longínquas de Estrela (30 minutos), Zidane Banjaqui (37) e Jaílson (45), insuficientes para incomodarem a última linha insular até ao intervalo.

O encontro reatou sob princípios idênticos e os açorianos voltaram a aquecer as luvas de Beunardeau aos 55, após livre tenso cobrado por Osama Rashid, que ainda desviou em Fábio Cardoso, enquanto Kevin Yamga desperdiçou de cabeça cinco minutos depois.

Sedentos de pontos, os avenses cresceram na audácia ofensiva, mas voltaram a equivocar-se na bola parada defensiva e caíram com estrondo aos 64, através de um livre batido por Lincoln para o segundo poste, onde João Afonso assistiu de cabeça Fábio Cardoso, que finalizou do mesmo modo o primeiro golo da I Liga no novo ano civil.

Nuno Manta Santos intensificou a tração ofensiva com as entradas de Miguel Tavares, Bruno Lourenço e Mohamed Touré, mas os nortenhos nunca mostraram argumentos para contrapor a solidez dos pupilos de João Henriques.