Portugal
Sanjoanense quer Cristianinho, mas só pede que Ronaldo diga que leu a proposta
2018-09-05 11:00:00
O clube sugere ainda que o filho de Ronaldo vá, pelo menos, dar uns pontapés na bola no Campo da Capa Rota.

A história tem sido largamente difundida na imprensa: O Sanjoanense AC, clube de São João do Campo, no distrito de Coimbra, desafiou Cristiano Ronaldo a levar Cristianinho para a equipa de traquinas do clube. O Bancada quis ver o outro lado da história e falar com quem teve esta ideia. Falámos com Paulo Coutinho, presidente do clube, e fizemos a pergunta que todos estão a fazer: acreditam, de facto, que Cristianinho pode vir a juntar-se ao Sanjoanense?

“O objetivo final é mesmo que ele venha para cá, mas sabemos que é uma utopia. Por isso, temos alguns objetivos intermédios. Por exemplo, que o filho do Cristiano venha ver o nosso campo e dar uns pontapés na bola com os nossos meninos. Há outro talvez muito difícil, que é que o próprio Ronaldo, numa conferência de imprensa, diga publicamente que leu a carta e que olhou para o Sanjoanense, pelo menos um minuto”.

O objetivo mais modesto, explica, ao Bancada, era obter visibilidade. E gabe-se o sucesso, porque, essa, está mais do que conseguida. “O objetivo era ganharmos visibilidade regional e, eventualmente, nacional. A ideia era que tivesse impacto nas redes sociais, que mais pessoas viessem gostar da página e olhar para o nosso trabalho. A ideia era esta: mostrar que, aqui, também se trabalha bem”.

O Sanjoanense é um clube que, há um ano, ainda tinha um campo pelado. “Isto é tudo amador. É tudo feito por 'carolas'. Queremos chamar sócios e patrocínios”.

“Tínhamos delineado esta ideia e estávamos à espera da melhor altura”

Provavelmente já ouviu a história, mas não custa contar de novo. Numa fase em que Cristiano Ronaldo, depois da transferência milionária, não tem marcado golos pela Juventus, quem está na berlinda é Cristianinho. O filho do craque, com 9 anos, recebeu uma proposta – bem formal, diga-se – para se juntar a este clube português.

Segundo o presidente do clube, a ideia “veio da cabeça de Luís Gandarez, um elemento da direção mais vocacionado para o marketing. Tínhamos delineado esta ideia e estávamos à espera da melhor altura. Escolhemos esta fase de início de época”. 

E qual foi a proposta?

"O Sanjoanense Atlético Clube, histórico da AF Coimbra, vem orgulhosamente convidar o seu filho, Cristiano Ronaldo Júnior, a integrar a equipa de traquinas da nossa escola de futebol, já a partir do dia 4 de setembro deste ano (...) vemos no Cristianinho um menino com talento extraordinário e acreditamos poder potenciar e elevá-lo, também ele, a melhor do mundo. É uma criança que denota partilhar valores que gostamos de transmitir aos nossos pequenos atletas, como dedicação, humildade, fair play e amizade”, acrescentam.

Mas espere, que há mais. Em troca, o clube compromete-se a alterar o nome da sua casa, atualmente “Campo da Capa Rota”, para “Campo Cristiano Ronaldo”. O convite do clube de Coimbra estende-se ainda a Mateo, Eva e Alana, filhos mais novos do craque. O Sanjoanense quer vê-los no clube, a partir de 2020.