Portugal
Rui Vitória: "Crise é para quem não ganha há muitos anos"
2017-09-22 19:40:00
Treinador do Benfica prefere falar em "fase menos boa" mas acredita que a situação vai ser invertida com o Paços

Rui Vitória rejeitou esta sexta-feira que o Benfica esteja em crise na sequência de três jogos sem vencer e fez mesmo o paralelismo com o que os dois rivais diretos, Sporting e FC Porto não conseguiram ganhar nos últimos anos. "Crise é para quem não ganha há muitos anos. Em 16 troféus, ganhámos 12. Crise é para quem faz muitos investimentos e não ganha nada", referiu o treinador dos encarnados na conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o FC Paços de Ferreira, este sábado, às 20h30, no Estádio da Luz.

"Se falarem numa fase menos boa, eu aceito. Agora, crise? Há dois anos jogámos com o super FC Porto e o super Sporting e ganhámos, a época passada voltámos a jogar com o super FC Porto e o super Sporting e voltámos a vencer. Aceito que o Benfica esteja a passar por uma fasemenos boa, mas vamos ultrapassá-la, porque temos um grupo com carácter. A qualidade está cá", acrescentou Rui Vitória que lembrou que os três últimos percalços não retiraram o Benfica dos seus objetivos.

Questionado se os jogadores do Benfica poderiam sentir alguma ansiedade frente ao Paços de Ferreria na sequência dos últimos resultados menos bons, Vitória disse que não. "O que há é uma vontade muito grande de ganhar. A ansiedade tem de ser normal num clube grande, é algo que traduzimos pela positiva. Esta equipa é feita de jogadores a sério, que entendem que este é o momento de dar uma mensagem de grande confiança no que estamos a fazer".

Rui Vitória, ao longo da conferência de imprensa, repetitu várias vezes a ideia. "Trabalhamos com um grande espírito de união, muita amizade, caráter, entreajuda. Há muita personalidade neste grupo, nesta equipa, neste clube, uma grande dose de confiança e solidarieade. Não precisamos de falar em votos de confiança como se fosse algo de extraoridnário", disse. O assunto veio à baila na conferência de imprensa pelas declarações durante o dia de Luís Filipe Vieira, que à margem da aprsentação do Centro de Alto Rendimento que o clube da Luz vai construir em Oeiras, disse que tem "super confiança" em Rui Vitória.

Sobre o FC Paços de Ferreira, Rui Vitória disse tratar-se de um adversário que lhe diz muito por ter sido onde se estreou na I Liga como treinador. "Vem de um resultado positivo, é uma equipa bem organizada, e que acredita que pode dificultar a nossa vida. Mas nós estamos com uma vontade muito grande de ganhar. Queremos muito ganhar".

Rui Vitória não abriu muito o jogo em relação à liusta de convocados e ao próprio onze a apresentar amanhã frente ao Paços. Apenas disse que Douglas "não está na convocatória" mas garanbtiu estar "para breve" a sua chamada. E confirmou que Fejsa vai voltar a ser convocado mas não garantiu que venha a ser titular. Mas não deixou de elogiar o médio sérvio. "Fejsa é um jogador importante, que nos últimosa dez anos foi sempre campeão. Isto não é sorte. São dados objetivos. Ele está liberto de lesões, pronto para a competição e estamos satisfeitos por isso". Por último, a questão da baliza (Júlio César ou Bruno Varela?) também não foi desvendada por Vitória. "Não vou dizer nada em relação à equipa que vai jogar. As minhas decisões são tomadas com antecedência, sempre em prol do Benfica e tomadas em consciência. E, à exceção de uma situação que tem de ser afinada, já tenho o onze definido", revelou.